#TBT UNIBUS RN: Ônibus da Cidade do Natal rodando em linha da Zona Norte?

#TBT UNIBUS RN: Ônibus da Cidade do Natal rodando em linha da Zona Norte?

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Sim, é um fato raro, mas que existiu, e que merece ser relembrado. Para isso, o UNIBUS RN traz nesta quinta-feira mais uma edição do quadro #TBT, onde relembramos ônibus e fatos marcantes do transporte por ônibus no Rio Grande do Norte. Nesta edição, vamos relembrar a passagem da empresa Cidade do Natal pela Zona Norte da capital potiguar.

Tradicionalmente, a operação da empresa Cidade do Natal, desmembrada da Viação Cidade das Dunas, ocorreu sempre em linhas que atendem bairros das zonas Sul e Oeste da capital potiguar – logística essa que permanece até os dias atuais. Porém, uma incomum circulação de ônibus da empresa na Zona Norte perdurou entre o final da década de 2000 e o início dos anos 2010.

A linha responsável pela presença da Cidade do Natal na Zona Norte foi a então 85 (Atual N-85, Soledade I / Petrópolis, Via Ponte Newton Navarro). Criada pela STTU para disponibilizar uma opção de ligação da Zona Norte para o Centro através da Av. Dr. João Medeiros Filho, com utilização da ponte sobre o Rio Potengi inaugurada em 2007, a linha inicialmente foi operada por um consórcio de empresas que viabilizou sua circulação. Além da Cidade do Natal, as empresas Reunidas e Via Sul também disponibilizaram veículos que atendiam a linha.

Das empresas que operavam a linha 85, Reunidas e Via Sul possuem histórico de atendimento a localidades da Zona Norte da capital potiguar. A única “forasteira” era a Cidade do Natal, que disponibilizou seus veículos na operação da linha 85 até meados de 2013.

Hoje em dia, a linha N-85 é operada somente pela empresa Reunidas, ficando a Cidade do Natal voltada para sua operação habitual, em linhas das zonas Sul e Oeste.

Redação UNIBUS RN

Um comentário em “#TBT UNIBUS RN: Ônibus da Cidade do Natal rodando em linha da Zona Norte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *