BYD fornece ônibus elétricos para Salvador durante obras do VLT

BYD fornece ônibus elétricos para Salvador durante obras do VLT

Do Portal Automotive Business
Foto: Divulgação/Automotive Business

Veículos serão usados para facilitar o transporte público durante as obras do VLT na capital baiana

A cidade de Salvador recebeu dois ônibus 100% elétricos da BYD na quinta-feira, 29. Os veículos fazem parte de um lote de cinco modelos, que serão usados no percurso Mapele/Ilha de São João x Terminal Pirajá e serão operados pela empresa Expresso Metropolitano, a serviço do Governo do Estado da Bahia, durante as obras do VLT do Subúrbio.

Os ônibus contam com ar-condicionado e rampas que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, além de proporcionarem maior conforto pelo silêncio durante a operação. A capacidade de cada um é para 33 pessoas sentadas e 41 em pé. “O passageiro vai ter à disposição um ônibus novo, refrigerado, muito silencioso e com baixa trepidação”, afirmou Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Contando com baterias de fosfato ferro-lítio, os ônibus da BYD têm autonomia para 250 km, permitindo que eles rodem durante todo o dia, já que a recarga, que demora entre três e quatro horas, é feita na garagem à noite. De acordo com a fabricante, o custo operacional dos ônibus elétricos é 70% menor que o de um modelo a diesel, sem esquecer que o número reduzido de componentes em um elétrico contribui para reduzir a manutenção preventiva, fazendo com que o veículo permaneça mais tempo em operação.

“Os veículos a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nos grandes centros urbanos”, ressaltou Schneider. “Assim, a substituição por uma energia limpa não só melhora a qualidade do ar nas cidades como impacta diretamente na saúde da população; além disso, o custo operacional menor viabiliza a operação economicamente”, ressaltou.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *