Despoluir da Fetronor participa do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir

Despoluir da Fetronor participa do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir

Da Fetronor
Foto: Divulgação

A equipe do Despoluir da Fetronor participou de mais uma edição do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir promovido pela Confederação Nacional Ação do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) nos dias 27 e 28 de outubro.

Neste ano, o evento aconteceu de maneira virtual e reuniu pela primeira vez, membros, gestores das Unidades Operacionais do Sest Senat, coordenadores e técnicos das Federações do setor de todo o Brasil. O objetivo é promover a integração entre as equipes, realizar a avaliação de resultados e discutir novas tendências e ferramentas para o segmento.

Entre os temas abordados, estiveram as avaliações veiculares ambientais – inspeção periódica de equipamentos operados pelo programa – utilização de sistemas e de análise de dados para a gestão estratégica da iniciativa, além de qualidade no atendimento ao cliente. A programação contou, também, com uma palestra do empresário Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, e do professor da UFRJ Donato Aranda, laureado pela Presidência da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico, que falou sobre combustíveis rodoviários disponíveis no mercado brasileiro.

Coordenadores e técnicos do Despoluir ainda viveram uma imersão nas unidades do SEST SENAT. Eles conheceram e experimentaram o simulador de direção – tecnologia utilizada no treinamento de motoristas profissionais para alcançar, entre outros resultados, o aumento da eficiência energética da condução –, as ações de desenvolvimento profissional, os serviços de saúde (nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição) e projetos voltados à qualidade de vida dos trabalhadores do transporte.

O Programa Despoluir existe há 13 anos e já realizou mais de três milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores. A equipe da Fetronor vem operando junto as empresas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, realizando aferições e análise de combustível na frota de ônibus, além do trabalho de educação e gestão ambiental.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *