Atividades do Conexão DNIT ajudam a conscientizar alunos e pais sobre os riscos do uso do celular no trânsito

Atividades do Conexão DNIT ajudam a conscientizar alunos e pais sobre os riscos do uso do celular no trânsito

Do DNIT
Foto: Divulgação (DNIT)

Não é de hoje que celular e volante não combinam. Não por acaso, o uso do smartphone por motoristas enquanto dirigem aparece em terceiro lugar na lista de causas de acidentes de trânsito com morte no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Além disso, dados do relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados pelo Ministério da Saúde, voltado especificamente para o trânsito, apontam que 19,3% dos motoristas das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal admitiram usar o celular enquanto dirigem.

Para ajudar a reverter esse cenário e conscientizar os riscos decorrentes dessa prática, proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e classificado como infração gravíssima -com multa de R$ 283,47 e com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) -, a discussão sobre o uso do celular no trânsito é abordada pelo Programa Conexão DNIT.

Atividades em destaque: As atividades disponibilizadas pelo Programa Conexão DNIT foram desenvolvidas pelo Núcleo de Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de modo a serem inseridas nos planos de ensino das disciplinas escolares sem prejuízos ao calendário letivo.

No total, em seu portal e em seu aplicativo móvel, o Programa Conexão DNIT conta com quatro atividades relacionadas ao uso do celular no trânsito. Como curiosidade, as atividades também focam no pedestre e não apenas no motorista, destacando que mesmo os transeuntes estão sujeitos a provocar acidentes por estarem distraídos com a cabeça baixa, focados na tela dos smartphones.

Como acessar as atividades do Programa Conexão DNIT: As atividades estão disponíveis nas plataformas on-line do Programa Conexão DNIT. Basta acessar o portal (https://conexao-dnit.labtrans.ufsc.br/) ou baixar o aplicativo (no sistema Android: http://bit.ly/appconexaodnit) e ir até a área “Atividades”, no menu inicial. Nela, há a página com a ferramenta de busca que permite acessar o conjunto de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito a serem utilizadas, de modo transversal, nas disciplinas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Para fazer a busca pelas atividades listadas acima, por exemplo, selecione o ano e a disciplina e escreva “celular” no campo de pesquisa.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *