#TBT UNIBUS RN: Os Spectrum na Expresso Oceano

#TBT UNIBUS RN: Os Spectrum na Expresso Oceano

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira

O #TBT Unibus RN relembra hoje a presença da carroceria “Spectrum”, da Neobus, na empresa Expresso Oceano. Adquiridos em 2011 semi-novos do Rio de Janeiro, seis unidades passaram a fazer parte da frota da empresa que pertencia a Guanabara, destinada às linhas semi-urbanas e intermunicipais.

A compra se deu para substituir o grande número de micro-ônibus que operavam na empresa, especialmente os veículos que contavam com apenas uma porta, o que era de grande dificuldade para a mobilidade dos usuários que precisavam esperar os usuários desembarcar para então conseguir adentrar no ônibus, fazendo com que as viagens comumente sofressem atrasos.

Além disso, a única porta também era um fator que afetava a acessibilidade dos usuários, já que nesta época a maioria dos usuários de gratuidade embarcavam pela porta traseira dos ônibus.

Neste período, a Oceano recebeu veículos da Guanabara, comprou ônibus novos, e ainda recorreu aos Spectruns usados do Rio de Janeiro, sendo a única passagem da marca “Neobus” na frota da empresa.

Os Spectruns, modelo do tipo “micrão”, eram encarroçados nos chassis OF-1418 da Mercedes-Benz, tinham duas portas, bancada acolchoada, itinerário digital, e o diferencial do para-brisa inteiriço, sem divisória – comum em parte dos veículos do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, eles haviam operado na empresa Jabour.

Na Grande Natal, operaram especialmente as linhas semi-urbanas da Oceano, como as que ligam os conjuntos Golandim e Cidade das Flores, em São Gonçalo do Amarante, ao centro e a zona sul de Natal. Atualmente, todos os veículos já foram desativados da frota da empresa.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *