Financiamentos de veículos recuam 23,6% em um ano

Financiamentos de veículos recuam 23,6% em um ano

Por Automotive Business
Foto: José Fernando Ogura/AEN/Ilustração/Fotos Públicas

O total de veículos novos financiados neste ano entre janeiro e outubro está 23,6% abaixo do volume verificado em iguais meses do ano passado, segundo dados divulgados pela B3, antiga Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Foram pouco mais de 1,41 milhão de unidades, considerando apenas automóveis e comerciais leves novos. Há um ano, este total foi de 1,85 milhão.

Os resultados isolados de outubro indicam que houve queda em todos os segmentos, no entanto, o mês passado figurou como o segundo melhor outubro em financiamentos desde 2015. A média diária, por sua vez, foi a melhor do ano, alcançando 26,4 mil financiamentos por dia útil (considerando a soma de leves, pesados e motocicletas).

No segmento leve, que reúne automóveis e utilitários, 100 mil unidades foram compradas a prazo, o mesmo volume de setembro, indicando estabilidade. Por outro lado, na comparação com outubro de 2019, há uma queda de 20,8%.

Nos pesados, que inclui caminhões e ônibus, os financiamentos somam 11 mil unidades, leve aumento de 1,6% sobre setembro, embora signifique retração de 16,2% sobre outubro do ano passado.

Já no setor de duas rodas, o volume total de financiamentos fechou em 62 mil unidades em outubro, leve retração de 0,8% sobre setembro. Na comparação anual, a queda é mais acentuada, chegando a 13%.

No geral, o CDC (crédito direto ao consumidor) foi a modalidade preferida entre os consumidores que financiaram seus veículos em outubro, com mais de 88% de participação, seguido pelos consórcios, com 10,5%.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *