Transporte público em Natal será reforçado no domingo

Transporte público em Natal será reforçado no domingo

Da Tribuna do Norte
Foto: Edvan Júnior/Ilustração/Arquivo

Neste domingo, 15 de novembro, dia das Eleições Municipais, o transporte público de passageiros de Natal vai circular com uma frota de ônibus acrescida de 38% do percentual de veículos que circulam aos domingos, segundo informou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Em contrapartida, o sistema de trens urbanos não irá funcionar, conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

No sistema de transporte por ônibus em Natal, as linhas 593 (Circular / Residencial Redinha), N-05 (Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim), N-75 (Parque das Dunas/Alecrim, via Ponte Newton Navarro), além da L-51 e L-52, que normalmente não operam no domingo, farão a rota normal da semana, sendo otimizada das 6h às 14h.

Em relação ao transporte alternativo, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do RN (Sitoparn), Nivaldo Andrade, informou que não haverá mudanças no funcionamento das linhas opcionais. “Vamos operar normalmente, sem redução de linhas e nem mudança de horários ou itinerários”, frisou.

O sistema de trens urbanos não opera neste domingo. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que é padrão não haver circulação de trens neste dia da semana e, por isso, não há nenhuma orientação sobre mudança no dia da eleição.

Colégio eleitoral

Natal é o maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte com 560.929 eleitores aptos a irem às urnas neste ano para escolherem entre 13 candidatos a prefeito (eram 14, mas um renunciou a candidatura) e 736 postulantes ao cargo de vereador no município. Vale destacar que nenhum candidato, representante de partido político ou coligação, poderá realizar o transporte de eleitores. Somente a Justiça Eleitoral poderá transportá-los até o local da votação, conforme necessidade.

O Tribunal Superior Eleitoral ampliou o horário da votação em uma hora, para reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação. Os eleitores poderão ir às urnas, portanto, a partir das 7h. Até as 10h será preferencial para pessoas com mais de 60 anos. O encerramento ocorre às 17h, mas a votação termina somente após o atendimento de todos os eleitores que estiverem na fila da seção eleitoral neste horário, mediante distribuição de senhas.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *