47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha

47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha

Da Folha de S. Paulo
Foto: Antônio Cruz (Agência Brasil)

Quase metade (47%) dos moradores de seis grandes capitais brasileiras estão insatisfeitos com a mobilidade urbana, mostra pesquisa Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte por aplicativo.

O levantamento, que aponta a percepção da população das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador a respeito de mobilidade integrada e hábitos de transporte, ainda mostra que 62% se mostraram preocupados com os congestionamentos no período pós-pandemia.

A maioria (64%) dos ouvidos pelo Datafolha diz acreditar que o uso de carro particular piora a mobilidade urbana. Já para 68%, a existência de carros por aplicativo diminui a necessidade de ter um veículo próprio.

Questionados a respeito de soluções para melhorar o deslocamento das pessoas nessas cidades, 86% defendem que o uso de transporte coletivo ou compartilhado deveria ser incentivado.

Como alternativa para evitar os congestionamentos comuns nas capitais antes da pandemia, 79% apontam que o transporte combinado, com o uso dois ou mais meios de transporte, pode ser uma solução vantajosa para se locomover. Outros 73% afirmam que a utilização de carro por aplicativo colabora com a fluidez do trânsito.

O Datafolha ouviu 1.510 pessoas com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, nas seis capitais, entre os dias 9 e 24 de outubro de 2020. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *