Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil fica pronto

Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil fica pronto

Da BYD
Foto: Divulgação

Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do País fica pronto e segue para homologação

A BYD concluiu junto com a Marcopolo o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, com chassi D11B, de piso baixo, que segue agora para homologação. Os ônibus articulados 100% elétricos são uma alternativa sustentável para os corredores expressos do País. Além deste modelo, a BYD já desenvolveu o chassi BYD D11A, de piso alto, que também atende a esta demanda.

O chassi BYD D11B, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250Km (Sort 1) com uma carga completa. A capacidade de passageiros varia de acordo com a função da carroceria, mas este primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.

O ônibus foi apresentado esta semana para a equipe da BYD, em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos. As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do País.

O Diretor de Operações da BYD Brasil, Marcos Jardim, destacou as vantagens dos corredores expressos verdes. “Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”.

Características

Os ônibus articulados têm quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 CV cada e potência nominal de 148cv cada motor. Os ônibus têm tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Compartilhe esta matéria

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *