BYD entrega primeiro ônibus a ser abastecido com energia solar no País

BYD entrega primeiro ônibus a ser abastecido com energia solar no País

Do Portal Automotive Business
Foto: Divulgação/Automotive Business

Companhia EDP investiu mais de R$ 10 milhões no programa; veículo vai transportar colaboradores da empresa

A BYD anunciou que fez a entrega do primeiro ônibus elétrico que será abastecido totalmente com energia solar pela companhia de energia EDP. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o veículo será utilizado no transporte dos colaboradores da empresa, fazendo o trajeto de aproximadamente 70 km entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde se localiza a usina da EDP. De acordo com a BYD, o conjunto de baterias que equipa o veículo garante autonomia para 300 km.

A recarga será feita no estacionamento da empresa, onde foi construído um posto com 183 placas solares que garantem a independência do sistema em relação à energia produzida na usina e ao sistema de distribuição. Com chassi BYD e carroceria Viaggio, da Marcopolo, o ônibus está sendo operado pela Gertaxi, empresa responsável pelo transporte dos funcionários da usina. A EDP investiu mais de R$ 10 milhões no sistema.

“Com essa autonomia, é possível que operadores cubram curtas e médias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão”, afirmou Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD. “É uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, pois isso não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, completou.

Segundo a BYD, a segunda fase do projeto com a EDP prevê a aplicação de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV – Organic Photovoltaic) no teto do ônibus. Essas películas possuem células capazes de gerar energia a partir da luz solar e serão usadas para abastecer parte dos serviços disponíveis no interior do veículo, como carregamento de celulares e outros gadgets.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *