Scania investe na produção de baterias

Scania investe na produção de baterias

Da Revista AutoBus
Foto: Scania

Além da linha de produção, a nova fábrica também terá um laboratório que irá analisar e avaliar a vida útil e o desempenho das baterias em condições climáticas que vão de –40° a 70°, identificando as melhores condições operacionais

Com o investimento de 1 bilhão de coroas suecas (aproximadamente R$ 624 milhões), a montadora Scania anunciou que irá construir uma fábrica de baterias em sua planta localizada na cidade de Södertälje, Suécia. O projeto envolve uma área inicial com 18 mil metros quadrados, a ser construído a partir do ano que vem e montará módulos de bateria e pacotes de células entregues da fábrica de baterias de Northvolt em Skellefteå, também na Suécia. Tais pacotes montados formam sistemas personalizados de baterias para a produção modular

Ruthger de Vries, chefe de produção e logística da Scania, disse que operar uma fábrica de montagem de baterias no local é um pré-requisito para a produção em grande escala de veículos elétricos. “Esta é uma manifestação tangível de nossa determinação em assumir um papel de liderança na eletrificação de veículos pesados, necessária para cumprir nosso compromisso com as metas climáticas baseadas na ciência”, explicou.

Além da linha de produção, a nova fábrica também terá um laboratório que irá analisar e avaliar a vida útil e o desempenho das baterias em condições climáticas que vão de –40° a 70°, identificando as melhores condições operacionais. Com isso, poderão ser testadas todas as baterias e suas características nos veículos, sem a necessidade de retirada das mesmas.

Em 2015, a Scania iniciou a produção em série de seus ônibus híbridos e em 2019 apresentou a primeira linha de ônibus totalmente elétricos. A produção em série do caminhão elétrico começa em 2021. Os conjuntos de baterias serão adaptados para aplicações variadas e entregues à linha de produção de chassis, que está sendo reorganizada, visando a montagem paralela de veículos elétricos e com motor de combustão interna. “A Scania continua a investir na região de Estocolmo e a desenvolver competência em eletrificação de ponta. Com isso, transformaremos o transporte, fortalecendo ainda mais a Suécia como um centro de inovação na eletrificação de veículos pesados”, disse Vries.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *