Suécia recebe primeiros ônibus a hidrogênio para o sistema de transporte público

Suécia recebe primeiros ônibus a hidrogênio para o sistema de transporte público

Do Diário do Transporte
Foto: Divulgação

A Transdev, operadora de transporte da Suécia, assinou um contrato com a Solaris Bus & Coach para o fornecimento de dois ônibus a hidrogênio. Estes serão os primeiros ônibus com esse combustível a operar no sistema de transporte público sueco.

Os veículos entrarão em circulação nas ruas da cidade sueca de Sandviken no outono de 2021, cidade com quase 25.000 habitantes localizada na região de Gävleborg.

A assinatura do contrato da Transdev com a Solaris para o fornecimento dos dois ônibus a hidrogênio é resultado da estratégia de transporte de longo prazo da região.

Na Holanda, a operadora Connexxion, que também pertence ao grupo Transdev, já encomendou 20 modelos do mesmo ônibus.

Trata-se do Urbino 12 a hidrogênio, movidos a energia gerada por célula de combustível de 70 kW e acionados por um eixo com motores elétricos. Os veículos serão equipados com bateria Solaris High Power atuando como uma unidade adicional de armazenamento de energia elétrica.

A energia elétrica é gerada por meio de eletrólise reversa e, em seguida, transferida diretamente para a linha de transmissão. Essa reação química que ocorre na célula de combustível libera apenas o calor e o vapor.

Já a tecnologia de armazenamento de hidrogênio do ônibus Urbino 12 é constituída de cinco tanques, que armazenam o combustível na forma gasosa, e vêm montados no teto do ônibus, com capacidade total de 1560 litros.

O veículo tem capacidade para 85 pessoas, e possui ainda ar-condicionado, câmeras de CFTV e um moderno sistema de informação aos passageiros.

O Urbino 12 possui ainda portas USB e Wi-Fi a bordo, além de equipamentos adicionais e elementos de isolamento térmico para que o ônibus possa enfrentar baixas temperaturas e garantir o conforto de viagem dos passageiros e do motorista mesmo no inverno mais rigoroso.

Apesar de serem os primeiros ônibus a hidrogênio operados pelo transporte público sueco, a parceria entre o Solaris e os operadores suecos remonta a 2003. Desde então, mais de 600 veículos, a grande maioria de baixa emissão ou sem emissões, foram fornecidos pela fabricante.

A Solaris Bus & Coach S.A. é um dos principais fabricantes europeus de ônibus e trólebus, com mais de 20 anos de experiência. Os veículos têm sido premiados por qualidade e inovação na Polônia, sede da empresa, bem como em outros países.

O Solaris Urbino 12 electric ganhou o prêmio “Ônibus do ano 2017”.

Em setembro de 2018, a Solaris Bus & Coach S.A. foi adquirida pelo Grupo CAF.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *