Brasil lança carta por cidades inteligentes

Brasil lança carta por cidades inteligentes

Por Smart Cities Session 2020/Mobilize Brasil
Foto: Pref. Jundiaí

O evento SmartCity Session 2020, que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, foi o palco escolhido para o lançamento da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O documento foi escrito em um processo participativo e aberto com representantes do setor público, setor privado, academia, instituições de representação e sociedade civil organizada.

A carta, segundo a arquiteta e urbanista Larissa Paredes Muse, é resultado de um trabalho coletivo de especialistas em várias áreas que buscavam transpor o conceito de cidade inteligente para a diversidade das condições brasileiras. Ela, que participou do trabalho, explica que anos atrás, o conceito de “smart cities” estava muito relacionado ao uso intensivo de tecnologias, mas que agora a ideia é colocar as pessoas no centro desse planejamento para a transformação digital.

Desta forma, a carta foi formulada com o objetivo de construir uma definição brasileira própria, em vez de seguir uma das várias linhas conceituais existentes no país e no mundo. O documento foi feito para infuenciar governantes e políticos, empresariado, formadores de opinião e organizações da sociedade civil no sentido de avançar a transformação das cidades brasileiras. Os iniciadores e coordenadores do processo são o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ministério das Comunicações e a agência alemã GIZ.

O lançamento acontece dia 8 de dezembro, às 8 horas, com a participação dos ministros de Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e do embaixador da Alemanha, Heiko Thoms. No dia seguinte (9), também às 8h, acontece o debate “A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e as perspectivas de crescimento e desenvolvimento nas gestões de 2021-2024”, com participação de representantes do MDR, a agência de cooperação alemã GIZ e de prefeituras, abordando o processo de implementação da Carta para o desenvolvimento dos municípios.

Leia a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Clique aqui.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *