Natal: Semtas receberá micro-ônibus adaptados para usuários com deficiência

Por Prefeitura do Natal
Foto: Divulgação (SEMTAS / Prefeitura do Natal)

Na próxima quarta-feira (09), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), receberá dois micro-ônibus adaptados para atender os 60 usuários acompanhados pelo Centro-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência. A entrega deve ser feita pelo prefeito Álvaro Dias, a partir das 10h, na sede do serviço, em Igapó, zona Norte da capital.

Os micro-ônibus foram adquiridos graças a recursos de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Walter Alves, através Ministério das Cidades, dentro do programa de estruturação de rede do serviço Suas, que tem como objetivo principal apoiar a implantação, a qualificação e a reestruturação das unidades que ofertam serviços de proteção social especial, possibilitando a melhoria das condições de atendimento, a ampliação do acesso aos serviços e o aprimoramento da sua gestão.

Em virtude da pandemia, a equipe do Centro-Dia passou a atender as pessoas em domicílio. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Ângela Melo, esse meio de transporte é um antigo sonho dos usuários atendidos serviço.

O Centro-Dia oferece apoio para que os familiares possam realizar outras tarefas, enquanto a pessoa com deficiência participa das atividades dentro do espaço dedicado a ela, construindo independência e inclusão social. “Nossos usuários recebem todo apoio necessário para a realização de atividades e desenvolvimento social. Estamos realizando um antigo sonho, tanto nosso, como de nossos usuários. Esses veículos vão auxiliar na locomoção deles para atividades de lazer, bem-estar e saúde”, conta a secretária Andréa Dias, titular da Semtas.

“Com a chegada destes veículos, a Semtas ganha um importante reforço para a ampliação do transporte de usuários com mobilidade reduzida, adaptado e seguro, além de apoiar também as equipes da assistência social para que possam atender da melhor forma nossos usuários e sua locomoção”, completa a secretária.

Os usuários atendidos e acolhidos nas unidades do Centro-Dia são jovens e adultos entre 18 a 59 anos, que recebem apoio de uma ampla equipe de profissionais com coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, assistente administrativo, orientadores educacionais e equipe de apoio. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.