Médicos brasileiros lançam carta contra a poluição veicular

Médicos brasileiros lançam carta contra a poluição veicular

Do Mobilize Brasil
Foto: Cetesb

Entidades da Saúde pedem que governo mantenha cronograma para banimento dos veículos poluidores. Carta será lançada nesta terça-feira (15)

Entidades médicas brasileiras lançam, nesta terça-feira (15/12), às 11h, uma carta pública em que pedem a manutenção do atual cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). O documento será endereçado à Presidência da República, aos ministérios da Saúde e Meio Ambiente e ao Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A carta é um manifesto dos médicos brasileiros na defesa da qualidade do ar e da vida e foi escrita após pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para adiar os prazos para que as montadoras passem a fabricar veículos menos poluentes. Os fabricantes de veículos representados pela Anfavea querem adiar por dois a três anos os investimentos para atender às novas fases da legislação brasileira de redução de emissões de poluentes veiculares, o Proconve L7 (para veículos leves) e P8 (pesados), ambos previstos para entrar em vigor a partir de 2022. Mas em setembro passado, o Ministério Público Federal já havia se manifestado contariamente ao adiamento, em função dos prejuízos à saude que essa flexibilização traria à população brasileira.

Com a participação do Ministério Público Federal, os médicos irão debater os impactos à saúde caso as normas sejam flexibilizadas. O movimento da classe médica é contra o inimigo invisível, a poluição veicular, que causa 2.500 mortes prematuras por ano, e agrava para várias doenças respiratórias, inclusive a própria Covid-19.

Serviço:

Webinar Poluição Veicular e os Impactos à Saúde – Lançamento de Carta Pública
Terça-feira (15), 11h
Participe pelo link: https://youtu.be/m19L-50J8cY

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *