Retrô: Expresso Cabral, 183

Retrô: Expresso Cabral, 183

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

A coluna Retrô está de volta no UNIBUS RN! E, para começar 2021 com tudo, vamos relembrar um ônibus que é até relativamente recente, mas que fez parte de um momento importante no transporte público potiguar. Nesta edição, vamos recordar o ônibus de prefixo 183, da Expresso Cabral, que fez parte do primeiro lote de ônibus zero km com a tecnologia Euro V para circular no transporte rodoviário intermunicipal do Rio Grande do Norte.

Em dezembro de 2012, a Expresso Cabral, tradicional empresa do transporte intermunicipal potiguar, recebeu dois ônibus zero km já dotados da nova tecnologia exigida para a motorização de veículos de passageiros. Um deles foi o personagem desta edição: O ônibus, com prefixo 183, era montado no modelo Viaggio G7 1050, da Marcopolo, sob o recém lançado chassi OF-1724, da Mercedes-Benz – tal chassi já contava com o motor nas novas especificações legais, o que contribuía para a redução da poluição ambiental.

Ainda em meados do fim de 2012, o veículo iniciou suas atividades, atendendo aos principais destinos operados pela Cabral, como Macau e João Câmara.

Porém, sua trajetória foi encerrada de maneira bastante violenta. Em janeiro de 2017, uma série de ataques criminosos paralisou o Rio Grande do Norte. Facções criminosas organizaram atentados em diversas cidades potiguares, sendo os ônibus alvos potenciais. Um deles foi o 183, que foi alvo de um ataque no dia 19 de janeiro, quando estava estacionado na rodoviária de João Câmara. O incêndio destruiu a parte frontal do veículo, onde estava o seu motor, deixando-o inutilizável. Ninguém ficou ferido. Após o ataque, a Expresso Cabral desativou o ônibus, já que o incêndio causou perca total no veículo.

Mesmo por pouco tempo, a passagem de um veículo com tamanha tecnologia deixou marcas importantes no transporte de passageiros no Rio Grande do Norte. Marcas essas que também são compartilhadas, e relembradas, por aqueles que, em algum momento, tiveram algum contato com um ônibus tão importante em nossa história.

Confira abaixo um ensaio fotográfico com o personagem desta edição da coluna Retrô:

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *