#TBT Unibus RN: Os ônibus Scania da empresa Santa Maria

#TBT Unibus RN: Os ônibus Scania da empresa Santa Maria

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo

Atualmente, a frota da empresa Santa Maria é composta totalmente por veículos de chassis da marca Mercedes-Benz. O grupo a qual a empresa faz parte – A. Cândido – também é responsável por concessionárias da marca na região nordeste, o que contribui para a padronização da frota.

Mas, nem sempre foi assim. A empresa já teve em sua frota chassis da Ford, que pertenciam a Viação Cidade do Sol, e também Scania, que foram comprados para operação em João Pessoa (PB), e foram remanejados para atuação em Natal.

Os ônibus foram comprados numa época em que ainda havia diversificação dos motores e chassis, de modo que as empresas aderiam aos modelos de acordo com a demanda de determinadas linhas. Em linhas que demandavam veículos mais potentes, era necessário recorrer a marcas como a Scania e a Volvo. Esse ideal perdurou até o final dos anos de 1990, justamente quando as Scanias passaram a fazer parte da frota da empresa TransNacional, na Paraíba, também integrante do Grupo A. Cândido.

Em meados de 2003, pelo menos três veículos da marca Scania foram transferidos para a Santa Maria. Nas terras potiguares, foram direcionados para as linhas semi-urbanas que a empresa opera, na região de Cidade Verde, em Parnamirim. Aqui, operaram especialmente a rota Eucalíptos/Ribeira, linha que conta com trajetos via Praça e Alecrim, modificados mensalmente com a empresa Via Sul.

Montados na carroceria Torino GV, da Marcopolo, os veículos se destacavam pela sua robustez e o forte barulho do motor, demonstrando ao longe a presença da Scania. Há registros dos veículos 02092, 02098 e 02134.

Eles deixaram a frota entre os anos de 2005 e 2006, e a partir de então, a Santa Maria se manteve fiel a Mercedes-Benz, não mais inserindo outras marcas de motores em sua frota.

Redação UNIBUS RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *