PE: Transporte coletivo em Fernando de Noronha volta a circular com novo protocolo

Do Governo de Pernambuco
Foto: Ana Clara Marinho (TV Globo / Via G1 PE)

A circulação dos ônibus em Fernando de Noronha foi retomada nesta quinta-feira, 28, às 7h30, depois de cinco dias de suspensão para conter o avanço da Covid-19 na ilha. Dentro do novo protocolo estabelecido para o transporte público, definido pela administração distrital, a entrada dos usuários é feita exclusivamente pela porta dianteira e o acesso está limitado à capacidade de passageiros sentados, totalizando 23 pessoas. O uso da máscara segue sendo obrigatório nos coletivos. Não é permitido o transporte de passageiros em pé.

Além disso, moradores permanentes e temporários, assim como servidores da Administração, devem apresentar documento comprobatório para ter acesso de forma gratuita. Os turistas precisam pagar passagem no valor de R$ 5.

As soluções visam a segurança dos usuários do transporte público no arquipélago, reduzindo os riscos de contágio pelo novo coronavírus. Givanilson Cabral, gestor de Administração Insular, diz que a retomada foi definida nesta quarta-feira (27) pelo administrador da ilha, Guilherme Rocha, e a equipe de Vigilância em Saúde. Outras medidas ainda serão adotadas para aumentar a fiscalização. “A partir da próxima semana vamos colocar catracas e cobradores nos ônibus”, comentou Givanilson.

O motorista Carlos Júnior, que trabalha na condução dos passageiros em Noronha aprovou o protocolo da administração e ficou satisfeito com a retomada dos ônibus. “Essas medidas são muito boas para nós, para nos proteger. Vieram em boa hora para termos o máximo de controle sobre os passageiros. Eles (os passageiros) estão respeitando o protocolo, apresentando a carteira de morador, obedecendo o que foi determinado. Além de pedir que utilizem a máscara, caso não estejam usando, eu também tenho algumas descartáveis e ofereço para eles”.

Priscila Oliveira, recepcionista do aeroporto e usuária do transporte público, faz um apelo aos passageiros. “Que bom que voltaram a circular, atendendo principalmente aos moradores. Mas, por favor, usem máscara, porque ela salva vidas”. A moradora Verônica Guedes fala do alívio com a retomada da circulação. “Esses dias sem ônibus fizeram uma falta enorme, precisei pegar carona. Para mim, esse retorno foi uma felicidade. Eu acho que as pessoas precisam ter amor próprio e ao próximo, usando a máscara, que é obrigatório. Além disso, é obrigação nossa mostrar a carteira de morador para andar nos ônibus”.

Fernando de Noronha dispõe de três ônibus, que circulam pela BR-363 nos sete dias da semana, com intervalos médios de meia hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.