VWCO inicia comemorações de 40 anos com investimentos

Do Portal Automotive Business
Foto: Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início às comemorações de seus 40 anos de existência, completados este mês, dando partida em seu novo ciclo de investimentos no País, de R$ 2 bilhões até 2025, que já havia sido anunciado no fim de 2020. Em outubro passado, a empresa atingiu a marca histórica de 1 milhão de veículos fabricados.

A Volkswagen Caminhões surgiu oficialmente em 1981, após o processo de compra das operações da Chrysler no Brasil pelo Grupo Volkswagen, que começou em 1979 com a aquisição da maior parte das ações pela companhia alemã e foi concluído no ano seguinte com a aquisição de 100% do controle. A empresa americana construía automóveis e caminhões com a marca Dodge na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), e após a negociação começou a produzir os primeiros caminhões Volkswagen do mundo, os modelos 11.130 e 13.130 – ambos com cabine avançada, uma novidade, já que na época a maioria dos modelos era do tipo “bicudo”, com o compartimento do motor à frente.

“Celebrar ao longo deste ano o quadragésimo aniversário é um orgulho para todos nós da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma marca essencialmente criada por brasileiros para o mundo todo. Ao longo desses anos desenvolvemos e produzimos, sob medida, veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte, e criamos um modelo até hoje inovador de produção, o Consórcio Modular”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

O Consórcio Modular é o sistema de produção adotado na fábrica da empresa em Resende (RJ), na qual a montadora delega a responsabilidade de operações na planta a sete fornecedores instalados dentro da planta. De acordo com a VWCO, a fórmula foi tão bem-sucedida que a unidade, cuja previsão inicial era de produzir 150 veículos por dia em dois turnos, hoje possui capacidade para até 100 mil unidades por ano, e também é a responsável pelos veículos da marca exportados para países da América Latina, África e Oriente Médio. A fábrica completa 25 anos de operação em novembro deste ano.

PRODUÇÃO DE ELÉTRICOS

Outro destaque no complexo de Resende é o e-Consórcio, iniciativa pioneira no mundo, por meio da qual a empresa prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida das baterias de caminhões 100% elétricos, ampliando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores. A VWCO e a fabricante de bebidas Ambev têm acordo que prevê o fornecimento de caminhões elétricos e-Delivery, que serão usados na distribuição de bebidas nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro a partir do segundo semestre deste ano.

Atualmente, a VWCO possui uma linha de veículos composta por caminhões de 3,5 a 125 toneladas de PBT, com três gamas – Delivery, Constellation e Meteor – além do modelos da marca MAN (TGX). A montadora também oferece veículos para o transporte de passageiros, com os chassis Volksbus para ônibus rural, urbano, fretamento, escolar e rodoviário. Todos os modelos são produzidos na unidade de Resende, mas parte deles também é montada na filial localizada em Querétaro, no México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.