Porsche aumenta participação em startup de mobilidade elétrica

Do Portal Automotive Business
Foto: Divulgação/Ilustração

A Porsche anunciou que vai aumentar sua participação na Rimac Automobili, empresa croata que desenvolve e fabrica itens de alta tecnologia para a mobilidade elétrica, incluindo sistemas de bateria, além de produzir modelos superesportivos movidos a eletricidade. A montadora alemã vai investir € 70 milhões para passar dos 15% atuais para 24% sua participação na startup (sem exercer influência no controle da empresa da Croácia).

“A Rimac tem uma posição excelente em soluções de protótipo e em pequenas séries”, afirmou Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo responsável por finanças e TI da Porsche AG. “Mate Rimac e sua equipe são parceiros importantes, principalmente quando se trata de nos apoiar no desenvolvimento de componentes. A Rimac está a caminho de se tornar um fornecedor [direto] tier 1 para a Porsche e para outras fabricantes no segmento de alta tecnologia”, acrescentou.

No comunicado, a Porsche lembra que investe há anos em empresas nascentes com potencial e que, hoje, possui participações em mais de 20 startups e oito fundos de capital de risco. “Nosso investimento na Rimac acabou sendo absolutamente certeiro”, afirmou Meschke. “O valor aumentou muitas vezes desde o nosso investimento inicial e a empresa tem se desenvolvido muito bem tecnologicamente. Estamos expandindo nossa cooperação passo a passo e também nos beneficiando da força da Rimac em inovação”, disse.

“A Porsche tem sido grande apoiadora da nossa empresa desde 2018, e sempre foi um privilégio ter uma das marcas de carros esportivos mais icônicas do mundo fazendo parte da Rimac”, declarou o fundador da empresa, Mate Rimac. Fundada em 2009, e atualmente sediada em Sveta Nedelja, próximo a Zagreb, a Rimac possui cerca de 1 mil funcionários e projeta e desenvolve hipercarros elétricos com o equivalente a até 2 mil cavalos e velocidades superiores a 400 km/h. A empresa também oferece tecnologias e sistemas para várias montadoras de veículos elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.