Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?

Do Mobilize Brasil
Foto: Pref. Vargem Grande Paulista

Uma pesquisa internacional está mapeando todas as cidades do mundo que já adotam (ou adotaram) a gratuidade no transporte público. Ajude a localizá-las!

Uma pesquisa da Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas), na Bélgica, está procurando levantar informações sobre todas as cidades no mundo que já adotaram o transporte público gratuito, ou “tarifa zero”, tal como a ideia se tornou conhecida no Brasil a partir dos anos 1990. O trabalho está sendo coordenado pelo grupo de pesquisa Cosmopolis e busca fazer uma análise econômica, operacional e política das experiências com o transporte sem tarifas.

Uma das pesquisadoras, a urbanista Marijke Vermander, assumiu a tarefa de realizar esse levantamento aqui no Brasil e para isso está pedindo a colaboração de leitores do Mobilize para completar esse mapeamento. Essas informações serão incorporadas ao trabalho internacional e poderão auxiliar na definição de políticas para o financiamento extratarifário do transporte público.

Cidades

Até o momento – estamos no início de abril de 2021 – conseguimos identificar sistemas de transportes ou linhas especiais com total gratuidade nas seguintes cidades do Brasil:

Agudos (SP)
Anicuns (GO)
Araucária (PR)
Campo Belo (MG)
Cláudio (MG)
Eusebio (CE)
Holambra (SP)
Itatiaiuçu (MG)
Ivaiporã (PR)
Jaboticabal (SP)
Macatuba (SP)
Maricá (RJ)
Monte Carmelo (MG)
Muzambinho (MG)
Paulínia (SP)
Pirapora do Bom Jesus (SP)
Pitanga (PR)
Porto Real (RJ)
Potirendaba (SP)
Silva Jardim (RJ)
Vargem Grande Paulista (SP)
Volta Redonda (RJ)

Além dessas, recebemos informações sobre políticas de gratuidade para estudantes de escolas e universidades públicas na Região Metropolitana do Recife (PE), e também em Maceió (AL). E há também a gratuidade para idosos, pessoas com deficiência, militares e outras categorias de usuários. Mas, atenção: a pesquisa quer identificar linhas ou sistemas abertos a todas as pessoas e mantidos sem o pagamento de qualquer tarifa.

Como colaborar

Se você conhece outras localidades no Brasil que já tenham transporte público gratuito e universal [para todos], por favor, registre as informações na área de comentários aqui abaixo ou envie uma mensagem para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.