Internacional: BYD entrega ônibus 100% elétrico que ligará a Eslováquia e a Hungria

Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A BYD, líder mundial na fabricação de ônibus elétricos, reuniu húngaros e eslovenos para realizar a entrega de um ônibus 12 metros, líder de vendas da marca, para uma das maiores operadoras de transporte público da Hungria, a Volánbusz Zrt., oferecendo pela primeira vez o serviço diário com ônibus elétricos no trecho que atravessa o rio Danúbio, ligando as cidades de Komárom e Komárno.

As históricas cidades “irmãs” no Danúbio compreendem Komárom na Hungria, na margem sul do rio, e Komárno, na Eslováquia, ao norte. Embora as cidades estejam em países diferentes, não existe controle na fronteira, já que tanto a Eslováquia quanto a Hungria fazem parte do Espaço Schengen. A partir de hoje, cidadãos de ambos os lados do rio podem viajar entre os dois países a bordo de um ônibus elétrico pela primeira vez.

Esta importante ocasião foi comemorada com uma cerimônia especial de entrega do veículo na fábrica da BYD na Hungria, onde foi produzido, em Komárom, e contou com a presença do convidado de honra, Péter Szijjártó, Ministro de Relações Internacionais e Comércio da Hungria. O sr. Szijjártó estava acompanhado pelo Dr. Attila Molnár, prefeito da cidade de Komárom, pelo Mons. Béla Keszegh, prefeito da cidade de Komárno, pela Dra. Judit Czunyi-Bertalan, membro do Assembleia Nacional, pelo Dr. Róbert Homolya, CEO da MÁV Zrt. (Ferrovias Estaduais Húngaras) e pelo Dr. Zoltán Pafféri, CEO da Volánbusz Zrt..

A Volánbusz implantará seu novo ônibus elétrico BYD numa operação diária intensa que cruza o rio Danúbio, oferecendo pela primeira vez um serviço de transporte público 100% elétrico e de emissão zero de poluentes para os cidadãos de Komárom e Komárno.

O veículo é o primeiro ônibus elétrico da BYD para a Volánbusz em Komárom, após outras unidades terem sido entregues na Hungria, incluindo dez unidades do modelo de 12 metros que foram entregues para a Pécs no verão europeu passado, e a primeira unidade do mesmo modelo, entregue em 2018 na cidade de Salgótarján.

Esse novo veículo BYD piso baixo da Volánbusz tem autonomia de 300 quilômetros com uma única carga e baterias com capacidade de 348kWh. O modelo, de duas portas, também oferece os padrões mais elevados de segurança e um alto padrão de conforto para os passageiros. O ônibus BYD de 12 metros continua sendo o ônibus elétrico mais vendido da empresa e do mercado europeu.

A aquisição do novo ônibus elétrico da BYD foi possível por meio de um financiamento pelo Programa Interreg V-A Eslováquia-Hungria. A Interreg Europe é a organização da União Europeia que auxilia no apoio de autoridades locais em toda Europa com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Interreg também apoiou a construção de uma nova ponte sobre o rio Danúbio. A Volánbusz lançou seu programa de renovação de frotas em 2018, e já substituiu mais de 860 veículos. A empresa planeja substituir 40% de sua frota total de ônibus até o final de 2022, e tem outros planos de aquisição de veículos elétricos e infraestrutura de recarga.

O Ministro de Relações Internacionais e Comércio, Péter Szijjártó, declarou na cerimônia: “Conseguimos inúmeras conquistas nos últimos 10 anos por meio da cooperação. A BYD também está fazendo muito por isso, desempenhando um papel fundamental com sua fábrica em Komárom, produzindo ônibus modernos e ecológicos, e nos ajudando a recuperar uma posição significativa na produção de veículos europeus. Os veículos elétricos estão se tornando, cada vez mais, parte de nossas vidas. Hoje também temos uma boa simbolização da harmonia entre a política econômica e a política verde do governo húngaro. Durante o desenvolvimento da indústria automotiva húngara, já estamos nos concentrando no desenvolvimento da indústria automotiva elétrica, que por um lado aumenta a competitividade do país e por outro lado contribui para reduzir a pegada ecológica e as emissões do transporte em todo o mundo”.

O Dr. Attila Molnár, prefeito da cidade de Komárom, disse: “Meus colegas e eu temos trabalhado com convicção durante anos para introduzir a importância da proteção ambiental. O fato de que um ônibus elétrico fabricado localmente circulará entre as duas margens do Danúbio não é apenas um desenvolvimento ecológico, mas junto com a nova Ponte Monostor, vemos um símbolo fantástico do desenvolvimento do século 21”.

O prefeito da cidade de Komárno, Mons. Béla Keszegh, acrescentou: “É extremamente importante para os moradores de Komárom que o Danúbio não separe, mas conecte as partes norte e sul da cidade. Graças à estreita cooperação, estão ocorrendo vários desenvolvimentos que conectam esta região. Este ônibus elétrico mostra nossas principais diretrizes para nossa cidade. Estamos construindo um Komárom moderno, ecológico e familiar”.

O Dr. Róbert Homolya, CEO da MÁV Zrt., declarou: “O objetivo do Grupo MÁV-Volán é proporcionar oportunidades de transporte sustentáveis, seguras, limpas, ecológicas e amigáveis aos passageiros. O objetivo não é menor do que alcançar uma neutralidade climática até 2050, o que requer um transporte público uniforme, ambientalmente consciente e econômico. Isto também requer o desenvolvimento de infraestrutura e a renovação da frota de veículos, que já foi iniciada. Hoje podemos acolher o primeiro ônibus elétrico, mas planejamos colocar cada vez mais veículos como esse nas estradas de todo o país”.

“Este é um dia histórico para o povo de Komárom e Komárno”, disse Yongping Chen, Diretor Executivo da BYD Hungria, “e estamos encantados de ter a companhia do Ministro das Relações Exteriores e Comércio para marcar a ocasião. A partir de hoje”, disse ele, “os passageiros podem cruzar o Danúbio a bordo de um ônibus BYD 100% elétrico em segurança, com conforto e, acima de tudo, ajudando a promover um futuro mais limpo e sustentável para as duas cidades”. Ele acrescentou: “É um grande prazer para todo o grupo BYD que o novo ônibus elétrico da Volánbusz tenha sido montado em nossa moderna fábrica, aqui mesmo em Komárom. Gostaria de mencionar que tem sido um exemplo fantástico de cooperação entre nações e que tem contribuído significativamente para o sucesso da BYD em toda a Europa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.