PE: No Recife, TI Caxangá começa a operar no sistema de integração temporal no próximo sábado (26)

Do Grande Recife Consórcio de Transportes
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

A partir do próximo sábado (26), o TI Caxangá também passa a operar com integração temporal, que funciona por meio do cartão VEM. O sistema possibilita o registro do embarque do usuário e o mapeamento do trajeto, auxiliando no constante aprimoramento da programação para melhor atender às necessidades dos usuários. A integração temporal garante o pagamento de apenas uma tarifa no período de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Também há a possibilidade do transbordo entre ônibus e metrô. Basta o passageiro registrar o cartão no validador do veículo ou da Estação de Metrô e girar a catraca.

É importante destacar que, nos TIs em que a integração temporal está ativa, o embarque nos ônibus acontece pela porta da frente com a validação do cartão na catraca. Quando o embarque estiver sendo realizado em um segundo ônibus ou no metrô, nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que emite a mensagem ‘Integração Temporal’ para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso por serem gratuitos.

Esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Além disso, também evita a entrada irregular de passageiros no sistema.

No caso eventual de desconto de nova tarifa antes do tempo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido. Se isso acontecer, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, o órgão responsável pela gestão do sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone (81) 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado no cartão VEM do usuário.

Com a inclusão do TI Caxangá, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 16 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo e Caxangá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.