Quinta geração: Caio Induscar lança nova versão do modelo urbano Apache Vip

Por UNIBUS RN
Fotos: Divulgação (Caio Induscar)

A Caio Induscar, tradicional montadora de ônibus paulista que é uma das maiores do Brasil, lançou hoje, 02, a nova geração de seu modelo de ônibus urbano mais vendido atualmente: O Apache Vip V. Por conta das medidas de distanciamento social para evitar o contágio pela COVID-19, o evento de lançamento ocorreu de maneira virtual, através do canal da montadora no YouTube e em suas redes sociais.

Com o lançamento de hoje, a Caio Induscar faz a maior reestilização de seu modelo de ônibus urbano mais vendido nos últimos anos. Modificações significativas foram feitas em todo o projeto para que a quinta geração do Apache Vip tivesse uma identidade bastante particular em relação às gerações anteriores.

Em seu site oficial, a Caio Induscar explica que o Vip V, em sua nova geração, alia eficiência, novidades de design, funcionalidade, praticidade e maior facilidade para a manutenção do veículo. “É a união do know-how de 75 anos de tradição da marca Caio, com a intensa busca por conhecer as necessidades e oportunidades de melhoria do produto, resultando em um modelo que traz ainda mais benefícios aos nossos clientes”, diz a nota da empresa.

Novidades: Para essa nova geração do Apache Vip, a Caio fez modificações importantes em todas as áreas do modelo.

Uma nova dianteira foi desenhada, tendo uma nova curvatura do para-brisa para dar melhor visão ao motorista. O vidro do itinerário frontal possui novo raio, além de ter ponteiras dimensionadas, facilitando o trabalho de manutenção. Os retrovisores também foram redesenhados, estando mais robustos e tendo apenas braços superiores.

A traseira também ganhou novos contornos, com destaque para o desenho futurista das lanternas, que são em LED – que, aliás, teve uma redução de 6 para 4 blocos de iluminação em cada lado. O para-choque traseiro passa a possuir um design tripartido e a placa do veículo passa a ficar acima do para-choque, o que também facilitará a manutenção em caso de danos. Com o novo desenho, a Caio Induscar promete maior espaço para a colagem de back-bus ou out-bus, de acordo com a mídia que for disponibilizada para as empresas.

O modelo também traz dutos de ar condicionado com novo conceito e design, tendo as placas removíveis. De acordo com a Caio, essa novidade fará com que o Apache Vip V tenha manutenção fácil, além de garantir maior durabilidade para as peças.

Outro destaque está para a parte interna do veículo. A Central Elétrica foi desenhada para ter maior volume, dando maior espaço para que se dê mais conforto na hora dos consertos. Com essa medida, também haverá mais espaço para a instalação de equipamentos de tecnologia embarcada nos ônibus.

Ainda na parte interna, há um novo desenho na caixa de itinerário. Com esse novo desenho, a Caio promete maior facilidade para os ajustes que precisarem ser feitos no itinerário do veículo.

O Apache Vip V terá como itens de série ainda: Itinerário frontal eletrônico, elevador para acesso de cadeirantes, iluminação interna em LED, janelas laterais incolores, com vidros temperados, sistema pneumático de abertura das portas e bloqueador de portas original do chassi, dentre outros. Como opcionais, podem ser instalados itens como ar condicionado, piso taraflex, instalação completa para rádio, vários tipos de poltronas para a bancada e vidros laterais fumê.

Ficha técnica: De acordo com o catálogo técnico disponibilizado no site da Caio Induscar, o Apache Vip V poderá ser encarroçado em chassis que podem variar de 9,5 metros a 15 metros de comprimento, dando 2 metros e meio de largura interna – a altura interna dos veículos pode variar entre 2050 e 2270 milímetros.

Ainda segundo a sua ficha técnica, o Apache Vip V pode ser encarroçado com chassis de marcas como Agrale, Iveco, Volkswagen, Scania, Volvo e Mercedes-Benz. Para o lançamento, foram disponibilizadas quatro opções de plantas para a configuração interna dos ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.