Guadalajara inicia operação de 38 ônibus elétricos

Do Mobilize/Governo de Jalisco
Foto: Governo de Jalisco, México

Cidade mexicana começa operação na parte norte da região metropolitana. Meta é criar um anel de corredores de ônibus elétricos a bateria na metrópole de Jalisco

A cidade de Guadalajara, no México, começou a operar a primeira linha de ônibus elétricos. São 38 veículos da fabricante chinesa Sunwin, com 8,6 m de comprimento e capacidade para 58 passageiros, e dotados de piso baixo para acessibilidade de pessoas com deficiência.

A linha C98 atende a localidades da parte norte da região metropolitana, como o campus da Universidade de Guadalajara e o Aeroporto Internacional da cidade. Os novos ônibus da chamada frota “Mi Transporte Eléctrico” são conduzidos por 79 motoristas – 36 homens e 43 mulheres – especialmente treinados para operar os novos veículos.

As autoridades do estado de Jalisco (onde se situa Guadalajara) calculam que a nova frota permitirá a redução de 4 mil toneladas anuais de CO2, atendendo aos compromissos assinados dentro do acordo C40 Cities Climate Leadership, com apoio da Agência de Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável (GIZ). A meta do governo de Jalisco é a constituição de um anel de corredores de ônibus elétricos que atenderá a toda a região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.