SP: Itapemirim é homologada na licitação do transporte de São José dos Campos para o lote 01

Do Diário do Transporte
Foto: Jonas Alves/Ilustração

A prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista, homologou a Itapemirim Group (Viação Itapemirim) na licitação do transporte coletivo da cidade.

A homologação foi nesta sexta-feira, 06 de agosto de 2021, e foi publicada oficialmente neste sábado (07).

O lote 1 abrange as regiões norte, oeste e sul; e abrigará o trecho sul do projeto Linha Verde (corredor de ônibus elétricos que foram adquiridos pelo poder público municipal) – Veja mais abaixo os detalhes.

A empresa, comandada por Sidnei Piva, foi a única a participar da operação licitação do sistema da cidade.

A prefeitura criou dois lotes operacionais. A Itapemirim apresentou proposta para os dois lotes, mas pela regra da concorrência, o mesmo grupo empresarial só pode ficar com um lote apenas. A companhia então optou pelo Lote 01. A escolha do lote é uma prerrogativa dada pelas regras do edital.

Enquanto a empresa cumpre as etapas finais de sua formalização na cidade, o Sindicato dos Condutores de São José dos Campos aponta possíveis irregularidades no grupo Itapemirim.

A entidade quer que a Itapemirim seja impedida de assumir as operações.

O sindicato cita polêmicas envolvendo a Itapemirim, como os pedidos de credores da recuperação judicial para a destituição da diretora da empresa e a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) de Nova Friburgo (RJ), que apura possíveis irregularidades na contratação emergencial da companhia, que também quer operar o transporte municipal na cidade fluminense.

Um grupo de sindicalistas entregou na Câmara Municipal uma espécie de dossiê sobre o Grupo da Itapemirim e o ex-vereador e ex-secretário de Transportes de São José dos Campos (SP), Wagner Balieiro, entrou na Justiça para que a empresa seja inabilitada e um novo processo de concorrência aberto.

O Diário do Transporte mostrou que prefeitura de São José dos Campos marcou para 08 de setembro de 2021 uma nova tentativa de licitação de concessão do Lote 2 da prestação dos serviços operacionais do sistema de transporte público do município.

O aviso foi publicado neste sábado, 07 de agosto de 2021, no Diário Oficial do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.