Retrô: O Apache S21 da Trampolim da Vitória

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN/ Leandro Machado de Castro (Ônibus Brasil)

A coluna Retrô relembra hoje um “filho único” da empresa Trampolim da Vitória. Trata-se do antigo veículo de numeração 269, do modelo Apache S21, montado em chassi Volkswagen 16-210. O ônibus fez parte da frota da empresa por menos de 10 anos, tendo chegado em meados de 2004, e permanecendo até aproximadamente 2010.

Apesar das placas originais de Pernambuco, não há informações sobre qual empresa o comprou originalmente. Porém, nas terras potiguares, sua primeira operação foi na empresa Riograndense.

O ônibus, inclusive, chegou a operar na Trampolim com o mesmo prefixo que ele utilizava na Riograndense: 613. Somente após um determinado período em operação, foi que o prefixo foi modificado, se tornando 269.

Tanto na Riograndense quanto na Trampolim, a operação se deu exclusivamente nas linhas que ligavam Macaíba a Natal. As operações eram da Riograndense e foram repassadas a Trampolim em 2004, num período de grave crise que a empresa originária da linha enfrentou, e optou por se dedicar as operações das linhas urbanas de Natal, e das demais linhas rodoviárias.

Na ocasião de repasse das operações de Macaíba – e também da então única linha de São Gonçalo do Amarante, ligando o município ao centro de Natal – parte dos ônibus da Riograndense foram transferidos para a Trampolim. Foi o caso do S21, tendo sido o único dos que foram repassados que permaneceu na empresa por mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.