BYD faz entrega de primeiro ônibus elétrico de grande porte na Nova Zelândia

Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A BYD, em conjunto com Alexander Dennis Limited (ADL), anunciou a entrega do primeiro ônibus elétrico BYD ADL Enviro200EV XLB de três eixos. Construído localmente pela parceira da ADL, a Kiwi Bus Builders, sobre um chassi BYD.

A entrega do veículo marca a transição da Nova Zelândia para uma frota de ônibus elétricos sem emissão até 2035. Juntando-se à frota da Auckland Transport, o veículo será testado na maior cidade da Nova Zelândia com patrocínio da Mercury Energy.

Para atender às exigências das autoridades e operadores locais de transporte, o Enviro200EV XLB é um novo passo para evolução da bem sucedida combinação da tecnologia de baterias da BYD e da experiência da ADL na customização de ônibus. Este ônibus elétrico de 12,6 m de comprimento possui três eixos e oferece capacidade total para 78 passageiros, garantindo flexibilidade operacional. Além disso, há lugares para 36 passageiros sentados e são fornecidos dois espaços para cadeiras de rodas que são acessados através de uma rampa manual na porta da frente.

O gerente geral da ADL na Nova Zelândia, Tony Moore, enfatiza: “O lançamento do nosso ônibus elétrico extra-grande marca um novo e emocionante capítulo em nossa parceria com a Auckland Transport. Depois de trazer os primeiros ônibus elétricos para a cidade em 2018, agora temos um ônibus com emissão zero, totalmente projetado para as exigências da Nova Zelândia – e é feito localmente, impulsionando a economia e apoiando empregos qualificados”.

O gerente de descarbonização de transporte de Auckland, Darek Koper, ressalta: “Esta frota experimental oferece uma gama de opções para as operadoras de ônibus da Nova Zelândia e aumenta a confiança do operador em novas tecnologias. Os veículos em teste também lhes permitirá compreender os requisitos operacionais e os custos para informar futuras decisões de aquisição, ao mesmo tempo em que apoiará a transição acelerada para ônibus com emissão zero em Auckland”.

O veículo foi adesivado com o anúncio do fornecedor de energia Mercury Energy, que apoiará o teste do ônibus elétrico.

“Entregamos muitos ônibus elétricos BYD/ADL em várias cidades da Nova Zelândia junto com a ADL”, afirma Wing You, Gerente Geral da BYD para Austrália e Nova Zelândia. “É um grande privilégio para a BYD trabalhar junto aos fabricantes locais para ajudar o governo a acelerar a transição para ônibus elétricos com emissão zero até 2035, e até agora já completamos mais de 1 milhão de quilômetros em operação, ajudando a reduzir mais de 1.000 toneladas de emissões de CO2“.

Atualmente, a BYD está atendendo com sucesso mercados em muitos outros países da Ásia-Pacífico, incluindo Japão, Coréia, Cingapura, Austrália, Índia, etc. Globalmente, os veículos elétricos puros da marca cobrem mais de 300 cidades, operando em mais de 50 países e regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.