Linha 588: UFRN segue tratativas para retomada do Circular do Campus

Por AGECOM UFRN
Foto: Josenilson Rodrigues (Busão de Natal)

Seguindo com as tratativas para a retomada de oferta do circular, a Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) reuniu-se com representantes dos órgãos de controle, na manhã desta sexta-feira, 3. No encontro virtual, o reitor José Daniel Diniz Melo considerou a situação extremamente preocupante, visto que a comunidade universitária segue sem o serviço de transporte público.

O reitor Daniel Diniz relatou que a UFRN já realizou, desde o início de julho, diversos encontros com os órgãos envolvidos para resolver a situação do circular. O gestor reforçou ainda que é preciso uma solução urgente, visto que a suspensão do ônibus vem trazendo enormes prejuízos aos estudantes, servidores e terceirizados, bem como a falta de oferta de transporte público também impacta no planejamento da Universidade para a retomada gradual das atividades presenciais.

Na opinião do procurador federal, Dijonilson Veríssimo, é preciso esclarecer que o serviço do circular não é responsabilidade da UFRN, pois a linha faz parte do sistema de transporte público. “De toda forma, a Universidade vem realizando todos os esforços para a retomada do serviço”, explicando que a instituição já buscou a Prefeitura do Natal, Procuradoria Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do RN, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual.

Diante da situação, o procurador-geral do Município de Natal, Fernando Pinheiro Benevides, e o defensor público do RN, Rodrigo Gomes, avaliaram por um encaminhamento judicial, levando em consideração que foram esgotadas as tentativas de diálogo.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Paulo César Medeiros, também participou do encontro e lembrou que antes as linhas de ônibus iam até a Universidade e, a partir de meados da década de 1990, o serviço passou a ocorrer com o sistema de circular. No início da pandemia, com a suspensão das atividades presenciais, houve a interrupção do serviço de transporte até o Campus Central, mas voltou a ocorrer quando a UFRN retomou algumas atividades presenciais. Contudo, após o último período de recesso acadêmico, as empresas de ônibus não retornaram a oferta de circular para o atual período letivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.