CE: Arce e Google firmam parceria; Dados de linhas da Região Metropolitana de Fortaleza podem ser visualizados online

Da Agência Reguladora do Estado do Ceará
Foto: Rafael Fontenele (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

A partir de parceria firmada com o Google, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) passa a disponibilizar, no site institucional, dados referentes às rotas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC), incluindo programação, tarifas e paradas. Desde dezembro de 2018, a Arce é responsável pelo sistema de transporte rodoviário intermunicipal do Estado e vem trabalhando para facilitar a vida do cidadão.

Em junho deste ano, a Agência Cearense firmou convênio com a plataforma de pesquisa com o objetivo de repassar informações relativas à malha do sistema de transportes da RMF e RMC. Importante salientar que, até então, o sistema de rotas da empresa multinacional de serviços online não dispunha de dados relativos às citadas regiões metropolitanas, e que o Ceará é um dos primeiros Estados no Nordeste a fornecer dados para melhoria do sistema de tráfego do referido buscador.

Os arquivos publicados no site da Arce foram inteiramente elaborados por técnicos da coordenadoria de transportes da Agência. O Google, que já validou os dados, ampliará o sistema de tráfego e, muito em breve, fornecerá as orientações desejadas pelos usuários dos serviços de transportes. Sobre o assunto, o analista de regulação Nauri Sousa explica que as informações se encontram em fase final de atualização, para, então, serem fechadas e disponibilizadas pela Plataforma. “Desde que firmamos o convênio, os dados vêm sendo checados e consolidados para que o cidadão acompanhe as informações das rotas relativas à sua região, o que é um avanço”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.