Secretária da STTU garante o edital da licitação em Natal até o final do ano

Por Tribuna do Norte
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

O cronograma da licitação do transporte público de Natal não sofrerá alteração, mesmo com a mudança no comando da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). É o que diz Daliana Bandeira, nova titular da pasta, que reforçou o compromisso em lançar o edital até o final do ano.

Daliana Bandeira fazia parte da pasta como secretaria adjunta. Ela participou do redesenho das linhas de ônibus da capital potiguar que está em fase de implementação através das reuniões nas comunidades.

A principal tarefa de Bandeira será de cumprir o prazo do edital de licitação do coletivo urbano. Além de dar continuidade ao planejamento de projetos da repartição. O processo de melhoria do transporte coletivo se arrasta desde seu marco inicial em 2013 e que teve no final de 2019 a última tentativa de lançamento do chamamento público, que acabou sendo adiado.

Atualmente a STTU está na fase de reuniões com moradores e líderes de bairros da capital, colhendo sugestões para entender os gargálos do transporte coletivo e adequar ao novo modelo do edital. Segundo a nova líder da secretaria, já foram recebidas mais de 700 contribuições para o site da administração e quase mil pessoas apareceram nos encontros entre poder público e população.

O nome de Daliana Bandeira foi anunciado via edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), assinado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), na tarde desta terça-feira (5). Paulo Cesar Medeiros, que é auditor do tesouro da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), agora foi designado como assessor especial do chefe do executivo municipal.

O então ex-secretário deixou o controle da pasta na última segunda-feira (04) por conta de um problema de saúde: retinopatia diabética, doença que afeta os vasos sanguíneos da retina. “Minha visão tem se agravado com os problemas, estresse do trabalho”, relatou Paulo. O secretário afirma que o desligamento não é uma novidade para o prefeito Álvaro Dias (PSDB), com quem mantém diálogo sobre sua permanência na pasta desde que assumiu a Secretaria, em janeiro deste ano. “Cheguei à STTU com o compromisso de passar alguns dias apenas, enquanto o prefeito escolhia um novo secretário para a pasta. Mas as atividades foram se avolumando e eu tive que ficar um pouco mais”, relata.

Com o estresse da rotina à frente da pasta e o diabetes fora de controle, Medeiros conta que os problemas na visão se tornaram mais frequentes. “Tive seis derrames no olho, porque o estresse provoca altos índices de glicemia. Isso está colocando em risco minha visão, que, aliás, já está comprometida”, afirma o secretário.

Formação: Daliana Bandeira tem conhecimento técnico sobre o setor que vai administrar agora, à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana. Este foi o principal aspecto que levou à escolha do seu nome, segundo o prefeito Álvaro Dias. “Fizemos a opção por uma gestora que, além de ter perfil totalmente adequado à STTU, já vinha contribuindo com a nossa administração, na própria pasta. Não tenho dúvida de que Daliana Bandeira fará um grande trabalho em benefício de Natal e da população na Secretaria de Mobilidade Urbana”, comentou o prefeito.

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela possui título de Mestre em Transportes, pela Universidade de Brasília, e Especialização Avançada em Sistemas de Transportes pela Universidade de Coimbra, em associação com as universidades de Lisboa e do Porto.

No início do ano de 2006, Daliana ocupou, na própria STTU, o cargo de chefe do Departamento de Engenharia de Trânsito, o qual exerceu até o fim de 2008. Em seguida, dedicou sua via profissional, como engenheira civil na iniciativa privada, trabalhando na elaboração de vários projetos, sempre com ênfase na mobilidade urbana. Participou, por exemplo, da elaboração de vários planos de mobilidade em diferentes municípios brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.