Em Natal, STTU anuncia retorno de linha de ônibus para Nova Descoberta

Por UNIBUS RN
Foto: Flávio Souza (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

A secretária de mobilidade urbana de Natal, Daliana Bandeira, anunciou na sua conta em uma rede social o retorno da circulação de uma linha de ônibus no bairro de Nova Descoberta, na Zona Sul da capital potiguar. A medida passa a valer neste sábado, 09, e tem como objetivo reforçar a rede de transporte público no bairro.

A linha de ônibus que circulará no bairro é a N-78 (Santarém / Lagoa Nova), operada pela empresa Reunidas. De acordo com a titular da STTU, a volta da circulação da linha em Nova Descoberta é uma adequação feita na atual rede de transporte público que atenuará as dificuldades dos moradores para a utilização do sistema de ônibus – atualmente, o bairro é atendido apenas pela linha N-29 (Nova Natal / Mirassol – Via Nova Descoberta) e duas linhas do transporte opcional. “A STTU está fazendo todos os esforços necessários para minimizar os transtornos causados pelas linhas que foram devolvidas durante a pandemia”, disse Daliana, no texto divulgado em sua página nas redes sociais.

Com essa modificação, a linha N-78 passa a circular com o seguinte itinerário a partir da Avenida Hermes da Fonseca: Avenida Senador Salgado Filho, Complexo Viário do Quarto Centenário, Avenida Lima e Silva, Avenida Cel. Norton Chaves, Rua Djalma Maranhão, Rua da Saudade, Av. Xavier da Silveira, Av. Nevaldo Rocha e Av. Sen. Salgado Filho, voltando ao trajeto habitual na Avenida Hermes da Fonseca.

A STTU disponibilizou o telefone 156 para que os usuários possam tirar dúvidas.

Histórico: Até meados do ano passado, a linha circulava em Nova Descoberta, utilizando o código 78A-47, uma vez que o trajeto era a unificação das linhas 78A (Santarém / Petrópolis – Via Ponte Newton Navarro) e 47 (Santos Reis / Nova Descoberta – Via Praça Cívica). Com a unificação, a Zona Norte passara a ter ligação direta com o maior shopping da capital através da Ponte Nova e os moradores de Nova Descoberta continuavam a ter acesso ao Centro e ao bairro do Tirol pela avenida Hermes da Fonseca.

Entretanto, com os efeitos da pandemia da COVID-19, a STTU ordenou a redução do itinerário da 78A-47, com seu retorno passando a ocorrer na Avenida Senador Salgado Filho, acessando a Av. Miguel Castro, na altura da sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER / RN), deixando de atender ao bairro de Nova Descoberta. Além disso, no ano passado houve uma reorganização dos códigos das linhas, implantada pela secretaria, o que fez com que a linha fosse reprefixada para N-78.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.