Podcast UNIBUS RN #13: 40 anos depois, um novo tempo no transporte público de Natal?

Por UNIBUS RN
Foto: Thiago Martins (UNIBUS RN)

Em setembro, a Prefeitura do Natal anunciou, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o maior pacote de modificações no sistema de transporte público na capital potiguar registrado nos últimos 40 anos. É prometido um redesenho completo do sistema: novas linhas, novos terminais e novas regras para a integração temporal, o que irá gerar uma nova forma de se andar de ônibus na cidade.

Esse pacote de modificações está previsto para ser iniciado ainda este ano, em partes. Mas, a implantação total será feita junto com o início da operação das empresas de ônibus que vencerem a tão aguardada licitação do transporte público de Natal, prevista para ocorrer em novembro.

Tantas modificações de uma vez geraram a necessidade de se debater, com a população, a implantação dessas mudanças. Reuniões foram feitas por toda a cidade e, nos bairros, sugestões e críticas ao novo sistema foram colhidas pelos técnicos e autoridades da pasta que gere o trânsito e o transporte público. Mas, há ainda questões que geram dúvidas para quem precisa pegar ônibus todos os dias: O sistema é viável? Não há risco de ficar sem ônibus? As linhas atuais permanecem? Há a garantia de se pagar uma tarifa justa para usar esse, alardeado, revolucionário sistema?

Essas e outras perguntas são feitas no episódio #13 do Podcast UNIBUS RN. Andreivny Ferreira e Thiago Martins, editores do UNIBUS RN, e o convidado Vinícius Marinho, busólogo e locutor da Rádio 98 FM, recebem a secretária de mobilidade urbana de Natal, Daliana Bandeira, para uma entrevista exclusiva, onde ela falará sobre como a implantação desse sistema promete mudar a forma como o natalense usará o ônibus, gerando uma modificação no sistema nunca vista nos últimos 40 anos.

Ficha técnica:
Apresentação: Andreivny Ferreira
Participação: Thiago Martins e Vinícius Marinho
Roteiro e edição: Andreivny Ferreira
Produção: Thiago Martins
Operação de áudio e sonoplastia: Vinícius Marinho
Direção geral: Andreivny Ferreira
Agradecimentos: Jota Régis e Vinícius Marinho (Rádio Top Sat)

Você também pode ouvir os episódios anteriores no canal do Podcast UNIBUS RN em sua plataforma de áudio preferida. Inscreva-se ou siga agora mesmo: Anchor, Amazon Music , Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Deezer, Google Podcasts ou Spotify.

O episódio #13 do Podcast UNIBUS RN é dedicado a Francisco Lopes da Silva, o Seu Fanca, que faleceu ontem, 30, na cidade de São Paulo do Potengi (RN). Francisco, avô de Andreivny Ferreira, apresentador do Podcast UNIBUS RN, morreu aos 89 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.