PI: Motoristas e cobradores de ônibus encerram greve em Teresina após duas semanas

Do G1 Piauí
Foto: Leandro Machado de Castro (Ônibus Brasil)

Motoristas e cobradores de ônibus encerraram a greve que já durava 14 dias na capital piauiense, nesta quarta-feira (10). A categoria se reuniu em assembleia e decidiu pelo encerramento. Ainda nesta quinta-feira (11) a circulação de ônibus deve voltar ao normal, com 200 veículos nas ruas.

Ajuri Dias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro), informou que, sem negociação, a categoria decidiu pelo fim da grave, mas que as tentativas de regularização do pagamento de salários continuam.

“Nós decidimos em reunião que iriamos cancelar a greve, pois não houve acordo a respeito da assinatura da convenção de 2020 e 2021. Amanhã vamos enviar para o Setut [Sindicato das Empresas de Ônibus] a convenção de 2022 para tentar o acordo com os empresários, e a partir de amanhã os ônibus vão voltar de forma integral, 100% da frota”, informou.

Segunda greve em 2021 e crise no transporte: Com atrasos constantes nos salários há vários meses, motoristas e cobradores realizaram repetidas paralisações. Ao todo, foram 11 em 2021. Greves, foram duas.

Segundo as empresas, repasses e subsídios feitos – já com atrasos – pela prefeitura de Teresina até 2020 foram suspensos em 2021.

Em acordo, a prefeitura aceitou realizar os repasses em atraso às empresas, mas os servidores relataram que os salários continuaram atrasados. As empresas justificaram que devem demorar até três meses para regularizar os pagamentos da remuneração aos funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.