1 em cada 4 pessoas já evitou transporte por temor de racismo

Por Automotive Business
Foto: Reprodução (Rawpixel.com / Freepik)

Uma nova pesquisa que integra o Guia da Comunidade 99 revelou que 24% das pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas já evitaram usar qualquer meio de transporte por medo de sofrer racismo. O ônibus é o meio mais evitado, com 40%, seguido por vans (13%) e metrô (10%).

O Guia da Comunidade foi lançado pela 99 em 2020 em parceria com o Instituto Ethos. Ele traz dados e orientações para conscientizar as 20 milhões de pessoas que utilizam o app de viagens, tanto motoristas como passageiros.

1.308 indivíduos de todo o país foram entrevistados no novo estudo, sendo 42% de passageiros e 58% de motoristas. 54% dos participantes afirmam que a sociedade é racista e 1,5% admite ser preconceituoso. Mais da metade dos entrevistados afirma que educação sobre diversidade e investimento em campanhas de conscientização são as melhores formas de combater o racismo.

Quase metade dos entrevistados afirma já ter visto pessoalmente atos de racismo em ônibus, trens, vans ou metrôs. Um em cada cinco pretos ou pardos afirma já ter sido vítima de discriminação nesses locais. Já em estabelecimentos comerciais, 97% contaram já ter visto ações preconceituosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.