Prefeitura do Natal anuncia nova linha de ônibus para o Campus da UFRN

Por UNIBUS RN
Foto: Heitor Bezerra

A Prefeitura do Natal anunciou uma nova linha de ônibus para o Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir de amanhã, 01/12, um Alimentador fará o transporte dos alunos e funcionários do Campus, que hoje não conta com atendimento do transporte público . As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Apesar do anúncio, a pasta não confirmou se a operação será a mesma da linha 588 (Circular UFRN), operação que ligava a universidade ao shopping Via Direta, em Mirassol, e era a principal opção antes da pandemia. A linha foi suspensa e posteriormente entregue pelas empresas – todas as seis viações operavam a linha, que tinha tarifa gratuita.

No comunicado, a STTU não deixou claro se o alimentador será o retorno do Circular ou uma linha, de fato, nova. Também não há informação sobre o trajeto que será feito.

Segundo a pasta, a operação do Alimentador vai contar com, de início, um veículo, visto que as aulas presenciais da UFRN estão previstas para serem retomadas em fevereiro de 2022. De acordo com o aumento de demanda, a operação poderá ser revista.

A STTU informou ainda que um comunicado já foi emitido ao SETURN, sindicato responsável pelas empresas de transporte, e as próprias viações que operam o sistema de ônibus na capital.

Segundo a secretária da pasta, Daliana Bandeira, a STTU está “concentrando esforços para minimizar os transtornos causados no transporte com o advento da pandemia, linhas foram devolvidas e estamos buscando alternativas para mitigar”.

Impasse: A volta do transporte público no Campus era um pleito bastante buscado pela Universidade ao longo do ano e diversas reuniões foram feitas entre a instituição, prefeitura, empresas de ônibus e órgãos judiciais para se chegar a uma solução, já que, mesmo com as aulas presenciais paralisadas, atividades internas da UFRN continuavam em funcionamento.

Com a volta de uma linha que atenda a universidade, os funcionários e estudantes que precisam ir ao Campus Universitário voltam a contar com essa alternativa para os seus deslocamentos.

Antes da pandemia, a linha 588 era operada por 8 veículos, pertencentes às seis empresas de ônibus de Natal, e tinha dois atendimentos: Direto (Ida: Anel Viário; Volta: Reitoria) e Inverso (Ida: Reitoria; Volta: Anel Viário), além de operações no formato Expresso em determinados horários. Com a paralisação das aulas presenciais desde março de 2020, o Circular da UFRN também havia deixado de operar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.