Na França, publicidade de carro precisará encorajar outros meios de transporte

Por Automotive Business
Foto: Spongeldn (Pixabay)

A partir de março, os anúncios de carros na França trarão mensagens pedindo ao público que use transporte público ou faça caminhadas. A medida faz parte de uma nova lei que se aplicará a todas as montadoras e tem o objetivo de tornar o transporte mais saudável para as pessoas e menos agressivo para o ambiente.

Os anunciantes poderão escolher entre três mensagens: “considere ir de carona”, “para pequenas distâncias, considere andar ou ir de bicicleta” e “use transporte público para viagens cotidianas”. No final, ainda virá a hashtag “#SeDéplacerMoinsPolluer” – em português, “se movimentar polui menos”.

“Descarbonizar o transporte não significa apenas trocar para motores elétricos. Também significa usar o transporte público ou a bicicleta quando possível”, disse a ministra de Transição Ecológica da França, Barbara Pompili, no Twitter.

O país se comprometeu a cortar 40% das suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2030 e o setor de transportes corresponde a um quarto das emissões.

A regra vale para anúncios veiculados na TV, rádio, cinemas, internet, grandes telas e mídia impressa. Quem não cumprir a determinação terá que pagar multa equivalente a R$ 316 mil. E não para por aí: a partir de 2028, anúncios de carros altamente poluidores também serão banidos.

Já existem medidas similares na França para anúncios de comida, os quais instruem o público a alimentar-se de forma mais saudável e comer menos junk food. No país, assim como no Brasil, os anúncios de cigarro são completamente proibidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.