Circular do Campus da UFRN volta a operar gratuitamente em Natal

Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe/Ilustração

A linha Circular do Campus da UFRN voltou a operar em Natal. A volta da 588 de forma gratuita ocorreu após um acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal – Seturn no dia 27 de dezembro, ocasião em que a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a renovação da isenção de 100% do ICMS sobre a aquisição de óleo diesel para o setor metropolitano de transporte de passageiros e 80% para o sistema intermunicipal, como já ocorre desde maio do ano passado.

Em contrapartida à renovação, o Governo do Estado condicionou o benefício ao não aumento da tarifa e ao retorno da linha circular que serve à comunidade da UFRN de forma gratuita, que ocorreu nesta segunda-feira, 10. De acordo com informações publicadas das redes sociais, alunos denunciaram que não havia ônibus circulando no campus. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) foi até o local e notificou as empresas de ônibus, que garantiram o retorno da linha.

Um ônibus da empresa Santa Maria passou a operar a linha, saindo do Via Direta até a Reitoria do Campus a cada 30 minutos, das 6h15 às 15h30, e somente em dias úteis. Apesar das aulas presenciais estarem suspensas, parte das atividades presenciais da UFRN retornaram. A retomada do presencial está prevista somente para o dia 28 de março, de acordo com calendário aprovado esta semana pela instituição.

A possibilidade é de que a frota aumente de acordo com a demanda de passageiros. A linha 588 já chegou a ter 8 ônibus, e operações divididas em “Circular Direto”, “Circular Inverso”, “Expresso Reitoria” e “Expresso C&T”.

Linha volta de forma gratuita

O Seturn cumpriu o acordo e colocou a linha de forma gratuita, como ocorria desde 1996, quando o Circular foi lançado. Com a pandemia, as empresas de ônibus entregaram a linha, alegando dificuldades para garantir o “equilíbrio” da operação, por causa da redução de passageiros no sistema de transporte público da cidade. O circular gratuito era subsidiado pelas demais passagens pagas no transporte público de Natal.

Para que a linha voltasse, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), determinou que a operação fosse paga, com a tarifa custando R$ 3,20, com direito a integração temporal pelo cartão eletrônico NatalCard. A alteração prejudicou os usuários, já que muitos precisam se deslocar dentro da universidade, além de dificuldades apontadas no uso da integração, uma vez que alguns estudantes necessitavam usar a integração anteriormente, para chegar até o ponto onde utilizariam o Circular.

Horários do Circular até a retomada das aulas

Saída do Via Direta

Manhã

6h15
6h35
7h00
7h30
8h00
8h30
9h00

Tarde

12h00
13h00

14h00
15h00
15h30

Saída da Reitoria

Manhã

06h30
06h50
07h15
07h45
8h15
8h45

Tarde

12h15
13h15
14h15
15h15
15h45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.