Retrô: Um raríssimo Nielson Diplomata na frota da Empresa Alves

Por UNIBUS RN
Fotos: Thiago Martins (UNIBUS RN), Acervo (UNIBUS RN) e Joari Filho (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

Está de volta ao UNIBUS RN a coluna que resgata ônibus históricos para o transporte potiguar e, porque não, também lembranças inesquecíveis para quem, algum dia, já utilizou esses veículos tão especiais e importantes para o desenvolvimento do transporte a nível local e nacional.

Nesta edição, a coluna traz um ônibus raríssimo e que simbolizou um momento único na história da tradicional Empresa Alves, operadora de linhas do transporte intermunicipal potiguar. Você sabia que a companhia, fundada na cidade de São Tomé e que completou, no último dia 10 de março, 83 anos de atividades, já teve um Diplomata na sua frota? Então, continue conosco e confira uma histórica recordação trazida pelo portal que deixa o transporte em evidência!

A Empresa Alves é conhecida na busologia por ter uma frota enxuta, uma organização impecável de suas operações e, acima de tudo, o zelo e cuidado com seus 14 ônibus em circulação. A Alves também é conhecida pela sua parceria com a fabricante gaúcha Marcopolo, que forneceu, pelo menos nos últimos 40 anos, os ônibus que compõem sua frota.

Mas, em 1989, essa parceria deu lugar a uma aquisição única. Naquele ano, a empresa, que atende cidades da região Potengi, no agreste potiguar, adquiriu um único ônibus junto à encarroçadora catarinense Nielson, concorrente direta da fornecedora de seus ônibus na ocasião – a Marcopolo.

O veículo é montado no modelo Diplomata 310. Ostentando a característica identidade visual da Alves, o ônibus carregava o chassi OF-1315, da Mercedes-Benz. Usava o número 50 como seu prefixo, mantendo a característica da Alves de numerar seus ônibus com final 0 ou 5.

Por aproximadamente 16 anos, nosso personagem foi visto nas estradas potiguares, atendendo linhas que ligavam Natal a localidades como São Paulo do Potengi, Barcelona e São Tomé, cidade onde a Empresa Alves foi fundada.

Em meados de 2005, o único Diplomata a circular nas linhas da Alves foi desativado, deixando saudades e boas lembranças para quem, um dia, pôde usufruir de um ônibus único, marcante e histórico para uma das mais tradicionais empresas de ônibus do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.