#TBT UNIBUS RN: Os Urbanus II da Guanabara no Circular da UFRN

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo (UNIBUS RN), Michael Pontes (Ônibus Brasil) e Josenilson Rodrigues (Busão de Natal)

Está de volta ao portal que deixa o transporte em evidência o quadro que reserva para você a lembrança de momentos marcantes do nosso transporte. Em meio ao clima de nostalgia que as redes sociais apresentam nas quintas-feiras, o #TBT UNIBUS RN relembra um lote único e especial de ônibus que já atenderam ao Circular da UFRN.

Se você já foi, ou é, aluno ou servidor da maior instituição de ensino potiguar, está no lugar certo para relembrar um momento marcante da operação de um serviço imprescindível para o transporte público de Natal!

Na nossa lembrança desta quinta-feira, vamos voltar aos anos de 2009 e 2010, quando a Transportes Guanabara, maior empresa de ônibus de Natal, atualizou sua frota na linha 588, que atende ao Campus Universitário. Naquele período, a empresa já disponibilizava três ônibus para atender aos alunos e funcionários da UFRN e, nesse período, escalou veículos únicos e de importância histórica para a empresa.

Com os prefixos 1062, 1063 e 1065, os ônibus escalados fizeram parte de um lote com 5 unidades, adquirido em 1998. Montados no modelo Urbanus II, da catarinense Busscar, os veículos eram montados com o chassi OF-1721, da Mercedes-Benz.

O lote de ônibus em questão era bastante singular: Estes foram os primeiros ônibus com o então recém lançado chassi a serem adquiridos pela Guanabara; Estes foram os primeiros ônibus de categoria urbana comprados à encarroçadora catarinense; Estes foram os primeiros ônibus da história de Natal a operarem com sistema de câmbio automatizado – entretanto, foram convertidos pela empresa para o sistema manual.

Por aproximadamente dois anos, a frota da Guanabara na linha 588 foi composta por esse lote de ônibus. Com a robustez da carroceria e do chassi, característicos da casadinha Busscar-Mercedes, foi possível a operação da linha sem percalços, dando agilidade no deslocamento dos estudantes e trabalhadores da UFRN que utilizavam a linha.

Em meados do fim de 2010, a Guanabara atualizou inteiramente a frota da linha 588, destinando nossos personagens para sua frota reserva, na qual permaneceram até o início de 2012, quando foram retirados definitivamente das linhas regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.