#TBT UNIBUS RN: Riograndense e seu Vip II na linha 03

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Está de volta no UNIBUS RN o quadro que relembra algumas relíquias que já foram registradas no transporte potiguar. Como a quinta-feira é o dia de revisitar boas memórias, você lê a partir de agora mais uma edição do #TBT UNIBUS RN, onde iremos relembrar uma combinação que foi vista por pouco tempo, mas que representa a saudade de muita gente que anda de ônibus em Natal.

Que tal relembrarmos a operação urbana da Viação Riograndense? Se falamos nela, na hora vem na sua mente a linha 03? Então, está no lugar certo para viajar no tempo! Continue conosco!

A Riograndense operou no sistema urbano de Natal por vários anos, com predominância na circulação em linhas que atendiam o bairro de Nova Natal. Um dos mais populosos da Zona Norte da capital, dá nome a uma das mais famosas e saudosas linhas de ônibus da cidade: a 03, que ligava o bairro ao Campus da UFRN. Sempre possuiu alto índice de transporte de passageiros, dado o seu atendimento na Zona Norte e sua ligação com um importante polo de ensino da capital, além de circular em importantes centros comerciais da capital potiguar.

Entre os anos 2000 e 2010, a operação da Riograndense na 03 foi marcada por vários contratempos, como por exemplo uma frota com maior tempo de uso. Uma tentativa de minimizar esse momento de dificuldade ocorreu no ano de 2010, com a compra de quatro ônibus novos por parte da empresa fundada em Nova Cruz.

O lote em questão era composto por veículos montados no modelo Apache Vip II, então recente lançamento da Caio Induscar – uma curiosidade sobre esse lote era de que era a primeira aquisição da Riograndense junto à montadora paulistana depois de, aproximadamente, 35 anos. Esses ônibus eram montados em uma versão alongada do chassi OF-1722, da Mercedes-Benz. Predominantemente, esses ônibus eram vistos nos dois atendimentos da linha 03, atendendo a região do Viaduto de Ponta Negra e para quem precisava ir ao Campus Universitário da UFRN.

Registros como o que apresentamos nessa edição do #TBT UNIBUS RN foram possíveis por pouco tempo. Infelizmente, em 12 de agosto de 2012, a Riograndense anunciou o fim de sua operação em linhas urbanas, o que acarretou também no fim da circulação da linha 03 (Hoje, com parte do trajeto absorvido pela linha N-29 – Nova Natal / Mirassol, Via Nova Descoberta). Consequentemente, os ônibus desse lote foram desativados.

Ficam a saudade e as boas lembranças de uma empresa tão tradicional e importante para o transporte potiguar, circulando em uma linha tão lembrada e importante para os natalenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.