#TBT UNIBUS RN: Os Torinos G7 Volkswagen da Empresa Barros

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Está de volta ao UNIBUS RN o quadro que traz boas lembranças do transporte potiguar. Aproveitando que a quinta-feira é o dia oficial de postagem de recordações nas redes sociais, trazemos mais uma edição do #TBT UNIBUS RN para você relembrar passagens especiais das empresas que operam o transporte público no Rio Grande do Norte.

E a lembrança que trazemos nesta quinta-feira é relativamente recente, mas é um marco importante na existência de uma das mais tradicionais empresas de ônibus do Rio Grande do Norte. Que tal relembrar a última renovação de frota da Empresa Barros quando operava linhas regulares? Então, continue conosco!

Era o ano de 2011 e a Empresa Barros, além dos seus tradicionais e conhecidos contratos de fretamento para algumas das maiores empresas do Rio Grande do Norte, operava também linhas de ônibus regulares, ligando Natal a cidades como Arez, Senador Georgino Avelino, Nísia Floresta e São José do Mipibu, onde foi fundada. Naquele ano, fez aquela que seria sua última renovação de frota com veículos zero quilômetro destinados às linhas regulares.

Tratava-se de um lote de 3 ônibus. Com prefixos 95, 105 e 115, eram montados no modelo Torino G7, da gaúcha Marcopolo, ostentando o chassi 17.230 EOD, da Volkswagen. Os três veículos tinham configuração diferenciada para a operação nas linhas regulares: Itinerário digital branco de uma linha da FRT, bancada acolchoada, elevador para acesso de cadeirantes, todos os critérios de acessibilidade exigidos na legislação vigente na época e 3 portas para embarque e desembarque dos passageiros. Tinha também o equipamento para cobrança de bilhetagem eletrônica, implantada recentemente nas linhas que atendem São José de Mipibu.

Os ônibus ficaram sob a gestão da Empresa Barros até meados do fim de 2011, quando o grupo empresarial pernambucano que comanda, dentre outras empresas, a Trampolim da Vitória, adquiriu o controle das linhas regulares da Empresa Barros. Na negociação das linhas, os três ônibus desse lote foram incluídos e passaram a ser de propriedade dos empresários pernambucanos que controlam a empresa que tem sede em Parnamirim.

Já em 2016, foi fundada a empresa Litorânea Transportes para ser a responsável pela operação das linhas adquiridas em 2011 – até então, os ônibus que foram destinados pelos pernambucanos para as linhas adquiridas tinham que rodar com uma identidade visual que identificasse a operadora anterior, a Empresa Barros. Naquele ano, os três ônibus foram reformados e passaram a ostentar a identidade visual que dispõem até hoje, sob a gestão da Litorânea Transportes. Na reforma, ganharam novos prefixos: 150, 151 e 152. Até os dias atuais, nossos personagens continuam circulando pelas rodovias da Grande Natal, cheios de histórias pra contar e boas recordações para quem circula neles diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.