Mercedes-Benz anuncia que fabricará ônibus elétricos no Brasil mirando SP

Do UOL
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

A Mercedes-Benz deve iniciar a montagem de seu primeiro ônibus elétrico no Brasil entre novembro e dezembro deste ano. A informação é de Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da marca, que disse isso em entrevista coletiva na última quarta-feira, 13. A produção será feita na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

A empresa vê a demanda por ônibus elétricos no Brasil chegando a 3 mil veículos até 2024. Barbosa ainda disse que espera ter pouco mais de 1 mil ônibus em 2023.

A Mercedes-Benz deverá se juntar à chinesa BYD e importadores locais no mercado nacional para isso. A maior parte dos veículos ficaria em São Paulo, já que a cidade pretende ter 2.600 ônibus elétricos até 2024.

O ônibus elétrico de 84 passageiros da Mercedes-Benz se chama EO500U e tem autonomia de 250 km, segundo Barbosa. De acordo com ele, foram investidos R$ 100 milhões no projeto.

O veículo será equipado com dois motores, com recarga entre 2,5 e 3 horas. A Mercedes-Benz não declarou quanto custa o ônibus elétrico, mas disse que os preços devem ser de 3 a 3,5 vezes maiores do que os de um ônibus convencional movido a diesel.

Considerando o mercado geral de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz disse que as vendas totais devem ir de 17 mil a 21 mil unidades este ano, dependendo da escassez global de peças.

Em 2021, as vendas de ônibus totalizaram 14 mil no Brasil, quase o mesmo nível de 2020, segundo a associação de montadoras, a Anfavea.

“O ano passado foi difícil, com poucos clientes aptos e dispostos a comprar. Este ano é completamente diferente, os clientes querem comprar”, disse Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.