Lat.Bus 2022 terá novidades das maiores marcas de ônibus do Brasil

Do Jornal O Estado de S. Paulo (Via Estradão)
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

A edição de 2022 da Feira Latinoamericana do Transporte (Lat.Bus) vais ser presencial. Segundo os organizadores do evento, que ocorre entre os dias 9 e 11 de agosto, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, haverá novidades das principais empresas do setor. Ou seja, montadoras, encarroçadoras e sistemistas, entre outras. A entrada será grátis. Confira mais abaixo.

De acordo com estimativas das participantes, 9 mil pessoas devem ir à feira. Isso inclui visitantes vindos de outros países. Assim, impulsionar negócios do setor é o objetivo principal da feira. Afinal, o segmento foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19.

O Estradão conversou com representantes das principais fabricantes do Brasil. A maioria adiantou os destaques que estarão na feira. A Marcopolo, maior empresa de carrocerias do País, vai levar a nova geração da linha G8, lançada em meados de 2021. Bem como modelos da Volare, sua marca de micro-ônibus. Além disso, vai apresentar o elétrico Attivi. A produção da novidade começa neste ano.

Mercedes-Benz e Scania: Da Mercedes-Benz, o maior destaque na Lat.Bus será o eO500U. Trata-se do primeiro modelo elétrico da marca no Brasil. A produção começa em setembro. Haverá unidades expostas no estande da marca. Bem como um ônibus encarroçado disponível para test-drive.

Da mesma forma, a Scania informa que vai levar à Lat.Bus sua nova geração de ônibus urbanos e rodoviários. É provável que a marca apresente também modelos com motores movidos a gás. Além disso, os visitantes poderão conhecer novas tecnologias de condução e serviços de conectividade e de gestão de frotas, entre outros.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informa que terá lançamentos do Lat.Bus. Porém, a marcas só vai revelar os detalhes no evento. Por sua vez, a Volvo informa que vai mostrar pela primeira vez ao público os novos chassis rodoviários B420+ e B450+. Os dois foram lançados no fim de 2021.

Lat.Bus discutirá futuro do setor: Segundo os organizadores da Lat.Bus, a feira também pretende fomentar discussões sobre o futuro do setor. Para isso, será palco da 35ª edição do Seminário Nacional NTU, a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos.

Nesse sentido, a programação incluem temas como tarifa pública e os caminhos para recuperar a demanda perdida durante a pandemia. Assim, a ideia é viabilizar um transporte público mais eficiente e com melhor qualidade pelo menor custo.

Novas tecnologias: Além disso, o seminário abordará as novas tecnologias disponíveis no mercado por meio do Programa de Inovação em Mobilidade Urbana da NTU. Para isso, haverá painéis com discussões sobre as novidades, lançamentos e tendências do segmento. Bem como sobre combustíveis, sistemas inteligentes de transporte (ITS) e meios de pagamentos.

Um dos temas em destaque será a redução de emissões de poluentes. Ou seja, isso implica a chegada ao Brasil dos motores com tecnologia Euro 6. A nova legislação entra em vigor em janeiro de 2023. Além disso, serão debatidas soluções sobre os próximos passos rumo à adoção de uma nova matriz energética mais eficiente para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.