Retrô: 10 anos da realização da Caravana Volvo em solo potiguar

Por UNIBUS RN
Fotos: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Está de volta ao UNIBUS RN a coluna que relembra boas histórias e passagens marcantes do transporte no Rio Grande do Norte. Para marcar a volta da coluna Retrô, que tal relembrar a passagem em solo potiguar de um evento histórico para o transporte por ônibus no Brasil? Um evento que, neste mês de julho, completa exatos 10 anos da sua realização no Rio Grande do Norte e que é lembrado até hoje pelos busólogos e especialistas em transporte público.

Estamos falando da Caravana Volvo, um evento itinerante da marca sueca que percorreu todo o Brasil para divulgar o lançamento de sua linha de chassis de ônibus adaptada ao padrão Euro V, com menor emissão de poluentes.

O evento contava com a exposição de vários tipos de ônibus que traziam os recém lançados chassis da marca. Um desses ônibus é o personagem desta edição da coluna, pois marcou a primeira vez da passagem de um ônibus especifico para o sistema BRT em solo potiguar.

O ônibus em questão é montado no modelo Mega BRT, da fabricante Neobus. Participando da exposição dos novos chassis da Volvo, ostentava o chassi B340M e tinha como objetivo no evento mostrar a aplicação de um chassi da marca sueca em um sistema de transporte rápido, como o modelo BRT (Bus Rapid Transport) – idealizado em Curitiba (PR) e referência mundial em sistema de transporte público.

O Mega BRT e outros veículos com chassi Volvo estiveram no Rio Grande do Norte em julho de 2012 para a realização da Caravana Volvo em solo potiguar. O evento ocorreu na concessionária Gotemburgo, revendedora autorizada da marca sueca que, na ocasião, era localizada na BR 304, em Parnamirim.

Por 4 dias, os veículos e alguns dos principais executivos da Volvo estiveram em solo potiguar para demonstração da operação dos novos chassis. Entre 21 e 25 de julho de 2012, o evento contou com a presença de empresários do transporte de passageiros, busólogos e especialistas em transporte público, que puderam conhecer de perto todos os detalhes dos então lançamentos que deixavam a Volvo apta a produzir chassis de ônibus com menor emissão de poluentes.

Ao todo, a Volvo percorreu com a sua Caravana 58 cidades por todo o país, rodando 257 mil quilômetros. Dividida em duas equipes (Norte, que visitou o RN, e Sul), a Caravana Volvo proporcionou à fabricante sueca a venda de 240 ônibus e a construção de um grande diálogo com quem vive na área do transporte para o aprimoramento de seus produtos na área de ônibus.

O destino do Mega BRT: Após o fim da Caravana Volvo, nosso personagem não ficou muito tempo parado. Em meados de 2013, a Viação Leme, sediada em Jundiaí, interior de São Paulo, adquiriu dois veículos de teste que circularam nas linhas da empresa. Um dos ônibus é o que foi usado pela Volvo em sua caravana pelo país.

Na empresa paulista, ganhou o prefixo 1214 e passou por uma ampla reforma para poder operar nas linhas urbanas de Jundiaí, onde circula até os dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.