Internacional: Novos ônibus elétricos para a cidade de Cracóvia, na Polônia

Da Revista AutoBus
Foto: Reprodução (Solaris Bus & Coach / Via Revista AutoBus)

Uma das mais antigas cidades polonesas reforça seu conceito de exemplo de sustentabilidade ambiental ao adquirir, novamente, ônibus com tração 100% elétrica. Cracóvia, que tem seu centro histórico reconhecido como Patrimônio Mundial, já conta com 76 unidades elétricas em seu sistema de transporte coletivo e agora terá mais 20, sendo sete articulados e 13 convencionais, todas produzidas pela marca polonesa Solaris Bus & Coach.

O sistema de armazenamento de energia dos novos ônibus será composto por baterias Solaris High Energy com capacidade de até 300 kWh nas unidades com 12 metros, e de mais de 400 kWh no articulado Urbino. Além disso, cada ônibus poderá ser adaptado para receber pantógrafo (recarga de oportunidade).

Os ônibus com 12 metros terão capacidade para 81 passageiros, enquanto os articulados poderão transportar 141 pessoas. Todos os sistemas e dispositivos instalados nos veículos serão alimentados exclusivamente por eletricidade. Outrossim, eles terão sistema de informação, ar-condicionado, portas USB e contarão com um inovador AVAS (Acoustic Vehicle Alert System), sistema para alertar os pedestres sobre a presença desses veículos que são muito silenciosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.