SP: Moovit é nova opção para consulta aos horários dos ônibus em tempo real em Campinas

Por Moovit
Foto: Divulgação (Moovit)

Os usuários do transporte público coletivo de Campinas já contam com mais uma opção para planejar suas viagens a partir do smartphone, ganhando tempo na espera pelos ônibus e mais comodidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) firmaram uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana e transporte público Moovit, que já exibe informações em tempo real sobre as mais de 200 linhas municipais em operação.

Gratuito, o aplicativo conta com o maior banco de dados sobre o transporte público do mundo e busca facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade e pela região metropolitana.

A parceria também envolve a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e a Cittati, que fornece os dados sobre a localização dos ônibus em tempo real. A ferramenta está disponível para download na Google Play (para sistemas operacionais Android), na App Store (para sistemas iOS) e conta ainda com a versão web (https://moovitapp.com).

O Moovit mostra, em tempo real, quanto tempo falta para que os ônibus cheguem aos pontos, de acordo com o GPS dos veículos, oferecendo mais comodidade aos passageiros. Também emite alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus.

Um dos diferenciais do Moovit é a possibilidade de enviar notificações aos usuários, direto para a tela do celular, sobre alterações na prestação de serviço, tais como mudanças no itinerário, horários e criação de novas linhas.

O aplicativo oferece ainda um planejador multimodal de viagens intermunicipais, que permite aos usuários criar rotas integrando diferentes linhas e modais, incluindo trajetos a pé até as paradas. O aplicativo é acessível para pessoas com restrições de locomoção e deficientes visuais, integrado às tecnologias VoiceOver e TalkBack (leitores de tela) para iOS e Android.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “todos os esforços para melhorar, continuamente, a experiência dos usuários do transporte público estão sendo realizados. Com o Moovit, os usuários podem planejar suas viagens antecipadamente, seja no ponto de ônibus ou antes mesmo de sair de casa”, disse.

“Tecnologia e informação para facilitar o dia a dia dos usuários do transporte público é o que o Moovit entrega para a população”, completou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.