Contrato é assinado e consultoria da ANTP tem início em Natal

Da Prefeitura do Natal
Foto: Alex Régis (SECOM / Prefeitura do Natal)

Uma análise criteriosa do atual sistema de transporte público na capital é o objetivo da parceria de trabalho entre a Prefeitura de Natal e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). A ordem de serviço foi assinada no início da manhã desta terça-feira (30), no Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Álvaro Dias; secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, e o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), engenheiro Luiz Carlos Mantovani Néspoli. A missão da ANTP é elaborar um plano de melhoria e diagnóstico da real situação do transporte de Natal, propondo melhorias no serviço atual ofertado para a população em regiões que perderam a oferta de transporte.

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) trará técnicos para Natal, como a arquiteta e urbanista, Andrea Brisida, e acompanhará dados operacionais, bilhetagem e também seus respectivos itinerários para que possa elaborar um plano de melhorias para o sistema. O prazo para a elaboração do diagnóstico é de 120 dias, contando da data de realização da primeira reunião de trabalho, que ocorreu no dia 23 de agosto. O investimento total na consultoria será de R$ 526 mil.

“A Associação Nacional de Transportes Públicos está aqui para nos ajudar a melhorar o sistema de transporte público de Natal, agravado pela pandemia do coronavírus, quando as empresas trabalharam com grandes prejuízos. Diante do quadro atual, é preciso que tomemos medidas para enfrentar os problemas do sistema, como, por exemplo, recuperar as linhas devolvidas e paralisadas”, ressaltou o chefe do executivo municipal.

Na ocasião, Álvaro Dias disse que o trabalho da Associação tem como foco serviços de consultoria, análises e ideias para o redesenho do serviço de transporte coletivo da cidade: “Com a consultoria, buscamos um serviço de transporte público eficiente. Vamos caminhar em direção ao futuro resolvendo os problemas do transporte público de Natal”.

De acordo com a titular da STTU, Daliana Bandeira, a parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos era muito esperada pela secretaria. Ela destacou a experiência de 45 anos da ANTP no ramo de consultoria do sistema de transporte público: ”A consultoria irá fazer um diagnóstico do sistema atual, para que possamos melhorar serviços que sejam apontados durante o relatório. Com isso, vamos implantar melhorias no sistema em um curto prazo em Natal”.

Para o superintendente nacional da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, é importante que todo projeto de política pública já nasça com uma grande probabilidade de sucesso: “O nosso objetivo sempre foi desenvolver projetos para melhorar o sistema de transporte público. No primeiro contato com a equipe técnica da STTU, sentimos que a mesma é competente e que nos ajudará a construir um diagnóstico sobre o sistema de transporte de Natal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.