Estado e seis municípios potiguares solicitam auxílio para gratuidade de transporte público de idosos

Do G1 RN
Foto: Matheus Felipe

O estado do Rio Grande do Norte e seis municípios potiguares solicitaram auxílio do governo federal para gratuidade do transporte público de idosos. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Regional. O prazo para a solicitação terminou na última sexta-feira (9).

As prefeituras potiguares que apresentaram propostas foram Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Passagem. O valor que cada ente irá receber ainda não foi divulgado.

A ação instituída por meio de uma emenda constitucional em 2022 prevê auxílio R$ 2,5 bilhões em recursos da União para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano no país.

O valor será repassado de forma proporcional à população maior de 65 anos residente nos municípios brasileiros que têm serviço de transporte “intramunicipal” regular em operação.

Em todo o país, foram enviados 777 planos de ação, por prefeituras, 19 por governos estaduais, e um pelo Governo do Distrito Federal.

Segundo o governo federal, as transferências serão feitas da União aos municípios e estados, que serão responsáveis pelo uso e distribuição dos recursos aos prestadores de serviços, “observando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos”.

Ainda de acordo com o MDR, o repasse de recursos aos entes federativos começará a ser efetuado no dia 30 de setembro. A data-limite de transferências do auxílio é 31 de dezembro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.