Mercedes-Benz realiza customização de chassis de ônibus e veículos CKD

Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

Desde maio de 2015, a Mercedes-Benz do Brasil realiza, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), customizações de caminhões, visando atender demandas de clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte. Com base nestes mais de sete anos de experiência, o Custom Tailored Center (CTC) já realiza também customizações de chassis de ônibus e de produtos CKD (veículos completamente desmontados) para montagem nos países de destino por empresas locais.

“No mesmo local onde customizamos os caminhões de acordo com as solicitações dos clientes, agora também trabalhamos com chassis de ônibus, para o mercado interno e externo, e com veículos CKD para exportações”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com o mesmo rigor nas modificações dos veículos de série e nas montagens, o CTC assegura a qualidade que é um atributo típico da nossa marca amplamente reconhecido no Brasil e em diversos continentes para onde enviamos nossos produtos. A satisfação do cliente vem sempre em primeiro lugar, com a entrega da solução adequada para cada solicitação”.

As primeiras customizações de chassis de ônibus e veículos CKD: As customizações de chassis de ônibus utilizam o mesmo conceito aplicado aos caminhões, com qualidade dos componentes e dos processos de produção. Isso pôde ser verificado na preparação para os motores Euro 6 no Chile e na redução do balanço dianteiro do modelo O 500 U de acordo com a solicitação de clientes. O que antes era feito nos encarroçadores, passou a ser feito também no CTC da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo.

No caso das customizações em CKD, as primeiras unidades executadas foram de caminhões Atego destinados para montagem pela Mercedes-Benz Argentina, com envio de 2º tanque de combustível, longarinas e peças especiais deste modelo.

Consolidação de um modelo de negócio: “A expansão das atividades do CTC, abrangendo caminhões, chassis de ônibus e veículos CKD, consolida o modelo de negócio de customizações da nossa Empresa para atendimento a todas as demandas do mercado”, destaca Roberto Leoncini. “Com isso, seja qual for a solicitação do cliente, nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

De maio de 2015 a agosto deste ano, já foram comercializados mais de 10.000 caminhões customizados pela própria Empresa. Aproximadamente 8.000 unidades foram comercializadas no mercado interno e 2.000 caminhões foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.

Esse modelo de negócio envolve a participação de várias áreas da Empresa, como Marketing e Estratégia de Produto, Desenvolvimento, Engenharia, Produção, Logística, Custos, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o Custom Tailored Center (CTC) coordena a produção. O time é formado por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos, contando ainda com apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.

Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. Isso assegura a qualidade e a confiabilidade da marca Mercedes-Benz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.